metropoles.com

Após erros em jogo do Vasco, Carioca terá VAR nos jogos dos grandes

Segundo comunicado da Ferj, todas as partidas das quatro principais equipes terão a utilização do árbitro de vídeo

atualizado

Compartilhar notícia

IGO ESTRELA/METRÓPOLES
WhatsApp Image 2024-01-28 at 16.22.15 (1)
1 de 1 WhatsApp Image 2024-01-28 at 16.22.15 (1) - Foto: IGO ESTRELA/METRÓPOLES

Após a diretoria do Vasco exigir que o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano não apite mais jogos do Cruzmaltino, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) determinou que utilizará o VAR nos jogos dos quatro grandes clubes do Rio durante o Campeonato Carioca.

Em um comunicado, a entidade destacou que Tarcizo cometeu falhas técnicas e passará por um processo de reciclagem. Além disso, a Ferj informou que aguarda um relatório feita pela empresa Good Game que vai avaliar a atuação do árbitro durante a partida do Gigante da Colina contra o Bangu, no último domingo (28/1), partida apresentada pelo Banco de Brasília (BRB) e realizada pelo Metrópoles Sports.

A Federação também anunciou que, à partir da 6ª rodada do Carioca, os jogos dos quatro grandes clubes do Rio terão, preferencialmente, a utilização do VAR. Antes, a ferramenta só seria usada nos clássicos, semifinais e na final do estadual.

Confira na íntegra a nota da Ferj:

“Sempre de portas abertas para os filiados e defensora da transparência, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ), reuniu-se com os representantes do Vasco para análise técnica da atuação do árbitro Tarcizo Caetano no jogo contra o Bangu: Lucio Barbosa (CEO), Nicolas Fraga (gerente jurídico) e Alexandre Mattos (Diretor executivo de Futebol).

Pelo DEAF-RJ, estiveram na reunião o diretor do departamento, Luiz Mairovitch, o coordenador técnico, Jorge Rabello, o gestor da divisão técnica, Cláudio José, e o gestor da divisão de escala, José Carlos Santiago. Presente ainda o vice-presidente Competições, Marcelo Vianna.

Algumas decisões foram adotadas:

  • O DEAF-RJ concluiu, em relatório, que o árbitro cometeu flagrantes falhas técnicas e passará pelo Processo de Formação Continuada;
  • Sem prescindir da tecnologia, a FERJ aguarda relatório da Good Game! para complementar a análise da atuação do árbitro; e
  • A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?