metropoles.com

Alcaraz e Swiatek estreiam com vitória no Aberto da Austrália

Alcaraz superou o veterano francês Richard Gasquet por 3 sets a 0, já Swiatek superou a americana Sofia Kenin

atualizado

Compartilhar notícia

Shi Tang/Getty Images
2024 Australian Open – Day 3
1 de 1 2024 Australian Open – Day 3 - Foto: Shi Tang/Getty Images

Candidatos ao título do Aberto da Austrália, o espanhol Carlos Alcaraz e a polonesa Iga Swiatek estrearam com vitória em Melbourne, nesta terça-feira (16/1). O tenista número dois do mundo da ATP e a líder do ranking da WTA sofrearam mais do que o esperado e precisaram superar tie-breaks na rodada da abertura.

Alcaraz superou o veterano francês Richard Gasquet por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5), 6/1 e 6/2, em 2h22min. O espanhol disputa o primeiro Grand Slam da temporada apenas pela terceira vez na carreira. Ele ficou fora da edição do ano passado, por questões físicas.

Nesta terça, esbanjou preparo físico e fez boa exibição, principalmente no equilibrado primeiro set, quando Gasquet exigiu maior esforço e levou o duelo para o tie-break. Após faturar a primeira parcial, Alcaraz deslanchou nos dois sets seguintes e não teve mais problemas para confirmar a vitória.

Na segunda rodada, o atual campeão de Wimbledon vai enfrentar o italiano Lorenzo Sonego, 46º do mundo. Nesta terça, Sonego avançou ao derrotar o britânico Daniel Evans por 4/6, 7/6 (10/8), 6/2 e 7/6 (7/4).

Também avançaram à segunda rodada os seguintes cabeças de chave: o alemão Alexander Zverev (6º), o dinamarquês Holger Rune (8º), o norueguês Casper Ruud (11º), o americano Tommy Paul (14º), o búlgaro Grigor Dimitrov (13º), o britânico Cameron Norrie (19º), o holandês Tallon Griekspoor (28º) e o checo Jiri Lehecka (32º). Já o casaque Alexander Bublik (31º) se despediu de forma precoce

Feminino

Número 1 do mundo, a polonesa Iga Swiatek também precisou suar para avançar na primeira rodada. Ela superou a americana Sofia Kenin, campeã do Aberto da Austrália em 2020, por 7/6 (7/2) e 6/2. Sua próxima adversária será outra tenista dos Estados Unidos: Danielle Collins. Ela avançou ao derrubar a alemã Angelique Kerber, ex-número 1 do mundo, por 6/2, 3/6 e 6/1.

Campeãs do US Open, a americana Sloane Stephens e a britânica Emma Raducanu também passaram pela estreia. A primeira derrotou a local Olivia Gadecki por 6/3 e 6/1. Raducanu passou pela americana Shelby Rogers por 6/3 e 6/2.

Entre as cabeças de chave, avançaram a casaque Elena Rybakina (3ª), a letã Jelena Ostapenko (11ª), a chinesa Zheng Qinwen (12ª), a russa Daria Kasatkina (14ª), a belarussa Victoria Azarenka (18ª) e a americana Emma Navarro (27ª). A romena Sorana Cirstea (22ª) e a chinesa Zhu Lin (29ª) deixaram o torneio logo na rodada de abertura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?