metropoles.com

YouTube censura vídeos de artistas que falam sobre comunidade LGBT

O serviço criou um sistema que filtra conteúdos e inseriu a temática nele. Decisão criou polêmica entre os usuários

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
lady gaga
1 de 1 lady gaga - Foto: Divulgação

O Youtube está no meio de uma polêmica com a comunidade LGBT e artistas que apoiam a causa. O serviço criou um filtro para menores de idade capaz de “esconder” vídeos com conteúdo ofensivo. No entanto, o dispositivo tirou de circulação, para quem ativou o sistema, clipes de cantores como Lady Gaga, Anitta, Lia Clark, Banda Uó e vários outros.

Não são apenas os artistas identificados com a comunidade LGBT que estão sofrendo censura. Até mesmo youtubers que criam conteúdo relacionado ao tema estão sofrendo com a mudança.

A youtuber Rowan Ellis, que produz conteúdo feminista e LGBT, afirmou ao Gizmodo que a decisão é preocupante. “O YouTube agora colocou as nossas demandas como não ‘familiar'”. O brasileiro Frederico Devito também cobrou um posicionamento do serviço.

Entre os usuários, a repercussão foi negativa. A #YouTubeIsOverParty ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter neste fim de semana.

O YouTube usou o Twitter para se pronunciar sobre a polêmica. Em post, o serviço declarou ser “muito orgulhoso por representar as vozes LGBTQ+”. Mesmo assim, eles confirmam que alguns vídeos sobre o tema foram considerados “inapropriados”.

Tradução: “Somos muito orgulhosos por representarmos as vozes LGBTQ+ em nossa plataforma — elas são uma parte chave do que o YouTube significa. A intenção do modo restrito é filtrar conteúdo maduro para a pequena parcela de usuários que querem uma experiência mais limitada. Vídeos LGBTQ+ estão disponíveis no modo restrito, mas vídeos que discutem assuntos mais sensíveis podem não estar. Nós nos arrependemos por qualquer confusão que isso causou e estamos de olho nas suas preocupações. Aceitamos o feedback de vocês e a paixão em fazer do YouTube uma comunidade inclusiva, diversa e vibrante.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?