Totia Meireles e sua Mercedes viram o destaque de Verão 90

A atriz fala ao Metrópoles como construiu a personagem que tem feito sucesso na novela das sete

TV Globo/ReproduçãoTV Globo/Reprodução

atualizado 30/05/2019 16:55

Mercedes Ferreira Lima é nome de maior peso em Verão 90. A personagem, vivida de forma magistral por Totia Meireles, tomou conta de tal forma da novela das sete da Globo, que praticamente nenhuma trama se desenrola sem ter o dedo da vilã. Não importa se a ação envolve os bastidores da PopTV, o restaurante Minha Praia, de Janaína (Dira Paes), as maldades de Rojê Guerreiro (Jesuíta Barbosa) e Vanessa (Camila Queiroz) ou as trapalhadas de Lidiane (Claudia Raia) e Quinzão (Alexandre Borges). A onipresença da antagonista é marca da trama.

O Metrópoles conversou com Totia e a própria estrela falou sobre este momento especial de sua carreira e das comparações com a mais inesquecível de todas as vilãs: Odete Roitman, vivida pela saudosa Beatriz Segall em Vale Tudo (1988).

Mercedes caiu no gosto popular por conta de seu jeito carismático. Além de malvada, a personagem é divertida, estilosa, manipuladora, esperta e irônica. Uma combinação que se traduz em sucesso. Totia traça um perfil completo da vilã.

“Mercedes é uma mulher muito forte, focada e inteligentíssima, e usa todos esses atributos a seu favor! Não mede esforços para conseguir seus objetivos. Ela estuda muito bem suas presas para atingir o ponto fraco! Mas os vilões de Verão 90 têm uma peculiaridade: sempre estão se dando mal! O humor está nessa característica”, ressalta a atriz.

Cesar Alves/TV Globo
Mercedes (Totia Meireles): personagem de destaque em Verão 90

 

Lembra Odete
O jeito esnobe e malvado de Mercedes lhe rendeu comparações com aquela que é considerada uma das mais marcantes vilãs da história da teledramaturgia nacional: a esnobe e arrogante Odete Roitman. Embora haja semelhanças entre as duas, Totia avalia que sua personagem é resultado da mistura de várias outras igualmente maldosas.

“Tanto Vale Tudo quanto Verão 90 são novelas que se passam na mesma época. Uma é ambientada até 1989 e a outra se passa de 1990 a 1994. Mercedes é uma mistura de várias vilãs! De Odete Roitman, ela tem o poder, a classe e a filha desajustada (risos). Mas Mercedes tem humor”, garante a atriz.

Com Verão 90 entrando em sua reta final, a previsão de término é em julho, Mercedes deverá se movimentar mais do que nunca na busca de seus objetivos. Os próximos capítulos, porém, não serão nada bons para a vilã. Além de ser abandonada por Quinzão, que a trocará por Lidiane, ela será vítima de uma armação de Rojê e do falso investidor italiano Andreas Moratti – o trambiqueiro Galdino (Gabriel Godoy) disfarçado.

TV Globo/Reprodução
Mercedes e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) discutindo

 

Ele vai tomar todo o dinheiro dela e repassá-lo para o comparsa, que comprará a PopTV e a transformará num canal de televendas: o PoliTV. Mas Totia avisa: sua personagem não vai deixar nada barato. “Mercedes ainda vai aprontar muito, mas também vai passar por poucas e boas! É esperar para ver!”, ressalta a atriz.

Totia atribui o sucesso de Verão 90 à trama. “É uma novela que a família pode ver junta. Tem muito humor, é alegre e colorida! Ao mesmo tempo em que é uma época próxima à nossa e já soa muito distante em termos de tecnologia. A forma de comunicação era totalmente diferente.

Últimas notícias