*
 

No ar desde 14 de maio deste ano, Segundo Sol, de João Emanuel Carneiro, tem deixado o público confuso com tantas reviravoltas. Nos últimos dias, o roteiro entregou que Laureta (Adriana Esteves) está interligada com quase todos os personagens, sendo mãe de Karola (Deborah Secco), meio-irmã de Remy (Vladimir Brichta), filha de Nestor (Francisco Cuoco) e ex-amante de Severo (Odilon Wagner).

E isso se torna ainda mais emaranhado quando são feitos os cruzamentos carnais entre os personagens do folhetim. E, olha… acompanhar tanta pegação deixa qualquer pessoa mais confusa que a carreira de Luzia (Giovanna Antonelli) como DJ. Para tentar esclarecer essa teia de amores, o Metrópoles decidiu analisar todas: dos relacionamentos mais firmes, passando pelas traições desenfreadas e até mesmo as relações incestuosas oferecidas pela trama.

Uma delas, por exemplo, é a união de Karola com Remy. Mesmo eles sendo tio e sobrinha, os vilões deverão ficar juntos no fim da novela, que ocorrerá no próximo mês. Ninguém melhor para começar esse samba do namorador doido que o centro do universo de Carneiro: Laureta.

Núcleo Laureta 

Moisés Dias/Arte Metrópoles

A cafetina é filha de Dulce (Renata Sorrah) com Nestor, que por sua vez se relacionou com Naná (Arlette Salles) e teve Remy, o meio-irmão de Laureta. Na novela, a vilã-mor quase chegou a ter um caso com o vigarista, e a ideia dos dois terem uma paixonite no passado não é improvável. Isso porque, ao longo do folhetim, os irmãos deram a entender que possuem um assunto antigo enterrado.

Apesar da relação próxima entre Laureta e Remy, a empresária do sexo pago sempre o rejeitou como amante e tentará eliminá-lo na reta final da trama, mesmo após tê-lo “ressuscitado”. O passado de Laureta ainda conta com seu relacionamento tempestuoso com Severo, com quem teve Karola. Se continuasse com o patriarca da família Athayde, a megera seria madrasta de Roberval (Fabrício Boliveira), também um de seus antigos amantes.

Núcleo Karola

A perua, sempre influenciada pela própria mãe a cometer delitos, foi abandonada por ela na infância e teve um passado miserável.  Casada com Beto Falcão (Emílio Dantas), ela mantém uma relação incestuosa com Remy, sem saber que ele é seu tio. Distante do pai, Severo, a ex-prostituta é meio-irmã de Roberval e Edgar (Caco Ciocler), e tia de Rochelle (Giovanna Lancellotti).

Núcleo Athayde

Moisés Dias/Arte Metrópoles

Casado com Claudine (Cássia Kis), Severo teve um caso com Zefa (Claudia Di Moura), cujas noites de sexo geraram Edgar e Roberval. Ambos namoraram Cacau (Fabíula Nascimento), que possivelmente terminará a novela com o ex-motorista.

Marido de Karen (Maria Luísa Mendonça), Edgar teve Rochelle, meio-irmã de Manuela (Luisa Arraes) — que foi adotada pela família Athayde — e quase-namorada de Valentim (Danilo Mesquita) no início da trama. Vale ressaltar que Manu e Valentim são irmãos, portanto, apesar de não haver parentesco, a relação de Rochelle com o filho de Luzia (Giovanna Antonelli) seria peculiar.

Por fim, Karen, enquanto esteve separada de Edgar, chegou a transar com Roberval, seu cunhado. O caso não durou, e o meio-irmão de Karola voltou a tentar conquistar Cacau.

Núcleo Falcão

Moisés Dias/Arte Metrópoles

Dodô (José de Abreu), que não é pai de Remy, é casado com Naná. Com a mulher, ele teve Beto, Clóvis (Luis Lobianco) e Ionan (Armando Babaioff). O cantor Beto Falcão, dado como morto na primeira fase da trama, era namorado de Karola. Ao se refugiar em Boiporã, se apaixonou por Luzia, com quem teve Valentim, o bebê roubado.

O patriarca da família Falcão manteve um caso com Gorete (Thalita Carauta) e achou que era o pai do filho dela — mas, na verdade, a criança é herdeira de Natalino (Leandro Daniel). A farsa veio à tona, mas Gorete se tornou esposa de Clóvis mesmo após a confusão. O casal mora na mesma casa que Dodô e Naná.

Ionan, por sua vez, era casado com Doralice (Roberta Rodrigues) e tem dois filhos com a dona de casa. No meio do folhetim, o policial começou a viver um romance com Maura (Nanda Costa) e doou esperma para ela fazer uma inseminação, tornando-se pai novamente.

Núcleo Maura

Como agente da lei, Maura conheceu Ionan enquanto namorava Selma (Carol Fazu), que era casada com Lourival (Jackson Costa). Na trama, a morena ficou dividida e deve acabar sua história com Ionan e Selma. Maura é irmã de Rosa (Letícia Colin); as duas são filhas de Agenor (Roberto Bonfim) e Nice (Kelzy Ecard).

Núcleo juvenil

Moisés Dias/Arte Metrópoles

Rosa teve envolvimento com Ícaro (Chay Suede) quando os dois se tornaram garotos de programa no bordel de Laureta. A cafetina também se envolveu com o michê, que é meio-irmão de Valentim. O rapaz, filho de Luzia com Beto, protagonizou um triângulo amoroso com Ícaro e Rosa e quase chegou a namorar Rochelle. Além disso, para quem não se lembra, Rosa transou com Remy e gerou suspeitas de seu bebê ser filho do malandro.

Enquanto isso, Rochelle namorou o traficante Narciso (Osmar Silveira), que depois teve um breve caso com Manuela e a salvou da morte. A filha de Luzia namorava Acácio (Danilo Ferreira), e o capoeirista acabou substituindo-a pela patricinha. A situação ficou conhecida como “troca de casais”.

Núcleo geral

Conseguiu entender todos esses rolos? Se não, clique na imagem para que ela abra em uma nova aba (sim, é tanta gente que só desse jeito para que você consiga ver tudo):

Moisés Dias/Arte Metrópoles