Segunda Chamada: série da Globo discute aborto e sexualidade

Retratando temas como apoio às minorias e injustiças sociais, o seriado estreia nesta terça-feira (08/10) após Filhos da Pátria

atualizado 08/10/2019 13:22

Divulgação

Estreia na Globo, nesta terça- feira (08/10/2019), a série Segunda Chamada. Ambientada em uma escola da periferia de São Paulo, o seriado acompanha uma turma noturna de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e busca retratar a precariedade do sistema de ensino público no Brasil. Segundo o site Notícias da TV, é a produção mais política da emissora nos últimos anos e representa as mais diversas realidades da sociedade, através de temas como aborto, sexualidade e injustiças sociais. 

A trama da série – baseada em relatos de professores do EJA de São Paulo e Rio de Janeiro – relata dramas vividos pelos alunos de uma turma de ensino noturno, que não tiveram o ensino básico e precisam conciliar os trabalhos com as aulas. A construção dos personagens representam as várias questões ainda presentes na sociedade como, por exemplo, os problemas que as mulheres precisam lidar por causa do gênero. 

Além disso, todos os alunos convivem com algum tipo de problema, seja por conta da sexualidade, gênero ou drogas; e, a professora de português Lúcia, interpretada por Débora Bloch, busca ajudá-los de qualquer forma. Nanda Costa, interpreta uma mãe de três filhos que recorre a rede pública de saúde para fazer uma laqueadura e não consegue, quando engravida novamente, acaba fazendo um aborto clandestino e passa mal no colégio. 

Divulgação

A rapper e atriz Linn da Quebrada interpreta Natasha, uma mulher trans que sofre preconceito e agressões por conta de sexualidade. Além de Natasha, uma ex-presidiária que vê no ensino uma segunda chance para a vida e uma garota de programa são outras personagens femininas.

Entre os homens da sala, Felipe Simas interpreta Maicon, um motoboy que se envolve com drogas e arma um assalto no meio da sala de aula após ser demitido e ficar desesperado. Há também um morador de rua que frequenta as aulas e um traficante de drogas, que vende entorpecentes dentro da escola.

Segunda Chamada vai ao ar às 23h02, após a exibição de Filhos da Pátria.  

Últimas notícias