*
 

Uma das revelações feitas em O Tempo Não Para vai se mostrar falsa em breve. Embora Dom Sabino (Edson Celulari) tenha dito a Cecílio (Maicon Rodrigues) que é o pai dele, o fato é que essa história não corresponde à verdade.

Chateado pelo afastamento que há entre o pai de Marocas (Juliana Paiva) e o ex-escravo, Eliseu (Milton Gonçalves) resolve fazer um apelo para que ambos conversem com o objetivo de se entenderem. Afinal, em sua cabeça eles têm o mesmo sangue. Então, os dois vão à residência do amigo de Dom Sabino aparar as arestas.

O ex-fazendeiro resolve contar tudo o que sabe sobre a mãe de Cecílio, Idalina, mas o que revela não é a verdade. Enquanto o pai de Marocas conta para o rapaz que a mãe dele era uma ex-escrava da fazenda de sua família, falecida justamente durante o parto do moço, as imagens exibidas para os telespectadores contam uma outra história.

A verdade, negada por Dom Sabino a Cecílio, é que Idalina chegou à sua fazenda, Nossa Senhora do Ó, já grávida de nove meses, fugindo de seu senhor, que queria vender o bebê. O fazendeiro permite que ela continue empreendendo sua fuga, mas pouco depois a mulher entra em trabalho de parto. Em seguida, o dono dela chega, acompanhado por policiais e exigindo a escrava de volta. Penalizado com a situação, o pai de Marocas tenta comprar a mãe e o filho, mas o homem só permite que ele adquira o bebê.

Emocionado, Cecílio, ainda achando que Dom Sabino é seu pai, pergunta se pelo menos sua mãe teve uma morte tranquila e um enterro digno. Sentindo-se pressionado, o ex-fazendeiro afirma que “sim”.