*
 

Em 2013, o diagnóstico estava feito: a MTV ia fechar. Os clipes estavam no YouTube e a emissora não tinha mais condições de se manter. Saíram Tatá Werneck, Dani Calabresa e Marcelo Adnet. Mas, o canal termina 2016 no primeiro lugar entre jovens de 15 a 24 anos. Essa virada se deve aos reality shows.

A mudança de emissora começou com “Adotada”, em 2014. De lá para cá, a MTV investiu em diversos programas do gênero até encontrar a fórmula mágica. A consolidação veio neste ano, com a segunda temporada de “Are You The One Brasil”, a estreia de “De Férias Com o Ex Brasil” e “Catfish Brasil”.

Os realitys da MTV atingiram em cheio o público jovem. Principalmente, os programas que tratam de relacionamentos amorosos, como “Are You The One”, “De Férias com o Ex” e “Deu Match”. Uma prova disso pode ser tirada das redes sociais, território no qual os programas sempre vão para os assuntos mais comentados.

No Twitter, o perfil oficial da MTV Brasil tem 2,12 milhões de seguidores. O número salta para 11 milhões no Facebook. “Estamos falando com uma geração que cresceu nisso. Os jovens se expõem muito nas redes sociais, sem medo. Eles vivem assim. Por isso se identificam tanto com os programas”, avalia a diretora de produção da emissora, Elisa Chalfon.

MTV/Reprodução

Jovens trancados em uma casa à beira mar: conflitos e sexo

 

Tiro, porrada e sexo
Um dos momentos mais “bombados” do “De Férias Com o Ex” ocorreu em dezembro. Dois casais fizeram sexo no mesmo quarto, ao mesmo tempo. O fato logo ganhou as redes sociais.

Apesar das despudoradas cenas de sexo, Elisa Chalfon acredita que esse não é o principal elemento que justifica o sucesso dos reality. Para ela, os conflitos entre os participantes desempenham papel fundamental.

“O conflito é a base do reality. As intrigas e as brigas são o que capta a audiência. As pessoas se identificam porque todo mundo tem um conhecido que se encaixa nesses arquétipos. Por isso, é fundamental acertar na escolha do elenco”, analisa Chalfon.

A professora de sociologia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), autora do livro “Rituais de Sofrimento”, apresenta um olhar mais crítico sobre a questão do conflito em programas do gênero. “O mote do espetáculo da realidade e seu maior apelo junto aos telespectadores é a concorrência. É esse o fundamento que atrai o nosso olhar”, explica a acadêmica.

Para 2017, a MTV já confirmou a segunda edição do “De férias Com o Ex Brasil” e a 3ª dtemporada do “Are You The One Brasil”.

 

 

COMENTE

reality showmtvDe férias com o Ex BrasilAre You The One Brasil
comunicar erro à redação

Leia mais: Televisão