Maria Julia Coutinho estreia no Jornal Hoje e promete “simplicidade”

A jornalista será a nova apresentadora do telejornal da Rede Globo

Globo/Divulgação

atualizado 27/09/2019 15:01

Maria Julia Coutinho surgiu para o público brasileiro como a apresentadora da previsão do tempo. Nesta segunda-feira (30/09/2019), a jornalista estreia em nova função na Rede Globo: após passar pelo Fantástico e Jornal Nacional, ela estreia como apresentadora do Jornal Hoje, que vai ao ar às 13h20, no lugar de Sandra Annenberg.

Além da apresentadora – que desde 2013 está na emissora –, o programa também traz novidades: a bancada agora está menor e mais alta, servindo como apoio para a apresentadora e permitindo interação mais fluida com os comentaristas. Maju comanda o jornal de pé, em um cenário que ganha detalhes mais alaranjados, que aquecem o ambiente. Há também um painel de controle para a apresentadora acione vídeos e artes que ilustram as notícias.

Entrevista com Maria Julia Coutinho

Qual a sua relação com o Jornal Hoje? Como é para você estar à frente do programa?
Mesmo antes de sonhar em ser jornalista, eu já assistia ao Jornal Hoje, sempre foi um jornal que acompanhei na hora do almoço. Tenho um carinho imenso pelo Jornal Hoje, que marcou minha estreia na bancada, nos rodízio de plantonistas. Vi pessoas que admiro muito passarem por ele. É uma honra estar nesse jornal vibrante, que vai ao ar no meio do dia, quando tudo está acontecendo. É pura adrenalina. Estou muito animada com este novo desafio.

Como será o seu estilo de apresentação?
Meu estilo é o mesmo, busco uma comunicação fluida da notícia, uma linguagem mais conversada. Já estava acostumada a ficar de pé, na previsão do tempo. Para mim, essa possibilidade de movimentação facilita a comunicação.

Globo/Divulgação
Maju Coutinho estreia na bancada do Jornal Hoje

Este ano foi bastante movimentado profissionalmente para você. Qual o balanço que você faz dessa fase na carreira?
Foi um ano de estreias importantes para mim, com a entrada no rodízio do Jornal Nacional e a oportunidade de cobrir a Poliana Abritta no Fantástico. A sensação que tenho é que cada etapa me preparou para a seguinte, para este momento de estar diariamente no comando de um telejornal. Tem sido muito intenso. Cada novo projeto é um desafio, que traz expectativas, pressão, mas sobretudo muito entusiasmo e responsabilidade.

Em algum momento você havia pensado em ser apresentadora? Sempre foi um objetivo?
Na faculdade, a gente passa por alguns laboratórios e, já naquela época, percebi que o vídeo seria um caminho, me pegou pelo coração. Nesse sentido, o hard news esteve sempre no meu horizonte. Mas seja na previsão do tempo ou no hard news, o objetivo é levar para o público a notícia de uma maneira simples e consistente, para que faça sentido para todos. Foi o que busquei fazer na previsão do tempo, que é um assunto às vezes técnico. Espero conseguir no Jornal Hoje também.

Como é se despedir da previsão do tempo depois de tantos anos?
Deixa uma saudade boa, porque sempre tive muito prazer nessa função. Fui muito feliz apresentando a previsão do tempo e esse lugar me abriu muitas portas. Fiz essa transição de uma maneira muito legal, aos poucos. Agradeço por tudo e agora é hora de seguir em frente. Foi um encerramento de ciclo bonito para começar um novo, para o qual estou muito animada.

Últimas notícias