Game of Thrones: confira teorias sobre como a série vai terminar

Entre Daenerys, Jon Snow e Cersei Lannister todos têm um favorito; porém, o destino dos três ainda é muito incerto

2019 HBO2019 HBO

atualizado 12/04/2019 19:55

Com a estréia da última temporada de Game of Thrones, neste domingo (14/4), a internet tem explodido com teorias sobre quem será vitorioso na luta pelo Trono de Ferro. De acordo com os criadores do show, a série terminará com um final característico da produção: um pouco de amargura e altas doses de justiça que (esperançosamente) agradará a audiência.

Algumas das maiores questões se voltam a alguns dos personagens mais importantes da série: Daenerys Targaryen, Jon Snow, Cersei Lannister e até Bran Stark, que após descobrir seus poderes como o Corvo de Três Olhos se tornou a chave para o entendimento dos acontecimentos em Westeros e fora do continente.

Outro questionamento importante é baseado em uma profecia; a de Azor Ahai. Ela fala da ressurreição de um herói lendário, baseada em um guerreiro que viveu oito mil anos antes da chegada dos Targaryen a Westeros, e que lutou contra os Caminhantes Brancos durante a Longa Noite, como o campeão do Senhor do Fogo R’hllor.

De acordo com a lenda, Azor Ahai teve de forjar para si uma espada mágica, chamada a Luminífera. O processo durou 100 dias e 100 noites, e, para completar a arma, ele teve de cravá-la através do coração de sua amada. De acordo com a profecia do “príncipe prometido”, após um longo verão, “quando a estrela vermelha sangrar os céus e a escuridão se agrupar, Azor Ahai retornará, nascido em meio ao sal e a fumaça”, com a missão de derrotar o inimigo de R’hllor com a Luminífera.

HBO
Daenerys Targaryen começou como uma mercadoria nas mãos de seu irmão Viserys e se tornou uma das mais poderosas competidoras no jogo de tronos

 

Daenerys
Como uma das personagens mais importantes, há diversas teorias sobre o futuro da a jovem rainha. Entre elas, está a profecia de que ela seria Azor Ahai, como foi apontado por Missandei na sétima temporada, afinal, a palavra para “príncipe” não tem gênero – portanto, poderíamos estar falando de uma princesa prometida. Se esse for o caso, ela teria de sacrificar seu amado, Jon Snow, e assim criar a Luminífera.

Há também a possibilidade de Dany se recusar a sentar no Trono de Ferro. A história de Game of Thrones já foi descrita diversas vezes por George R.R. Martin “como um poema: ela rima”. Com isso em mente, é preciso relembrar o sonho de Dany na segunda temporada, onde ela tem uma visão do trono coberto por neve (snow, em inglês).

Logo antes dela tocá-lo, ela é distraída por seus dragões e desiste do trono para encontrar Khal Drogo, seu bebê não-nascido. Talvez esta visão seja indicativa do enredo de Dany: embora ela tenha a oportunidade (e o direito) ao trono, ela abrirá mão do poder e vai se juntar a família na morte – abrindo caminho a Snow.

De acordo com um usuário do Reddit, sua teoria é que os dragões de Dany serão mortos pelo Rei da Noite e a Targaryen se tornará a Rainha da Noite para que ela possa permanecer com Drogon, Vyserion e Rhaegon.

Helen Sloan/HBO
É provável que Jon Snow aprenda sobre sua linhagem Targaryen na última temporada da série

 

Jon Snow
Após descobrir sua linhagem Targaryen, Jon é o legítimo herdeiro do Trono de Ferro, mas o personagem nunca expressou vontade de ser qualquer tipo de rei ou líder, embora tenha sido empurrado para a posição diversas vezes (Winterfell, Patrulha da Noite). Como a história de Game of Thrones é poética, e “rima”, talvez esse seja o destino de Jon Snow: ser constantemente empurrado para cima do trono.

No entanto, ele pode também se juntar aos Caminhantes Brancos, por conta de uma longa linha de antigos homens Stark que se relacionavam com os Outros. Um destes era chamado “Night’s King”, que não deveria ser confundido com o Rei da Noite apresentado na série. Na história contada no livro, esse homem conhece uma mulher fria e com brilhantes olhos azuis – descrição usada para identificar os Outros. Os dois então têm um bebê, que pode ter sido levado a Winterfell por Brandon the Breaker, suposto irmão do “Night’s King” para ser criado como um Stark.

Por conta disso, o sangue dos Outros pode correr nas veias dos Starks: nos livros, há várias alusões a essa possibilidade. Uma delas é a fala de que “Starks não são como outros homens” no primeiro livro. Além disso, Petyr Baelish também descreveu Ned Stark como ser “feito de gelo” e, em outra instância, ainda é acreditado que Starks “foram feitos para o frio”.

Na história da família Stark, também houve outros líderes, como “Brandon Ice Eyes (Olhos de Gelo)” e “Edrick Snowbeard (Barba de Neve)”. Outra evidência é que os túmulos de todos os Starks nas catacumbas debaixo de Winterfell têm espadas de ferro, elemento que repele os Caminhantes, para que “os espíritos dos mortos permaneçam trancados em seus túmulos”.

A teoria é que Jon deverá fazer outra escolha: entre dever e amor. Os Caminhantes Brancos buscam um bebê Stark para amenizá-los, então Jon poderia se sacrificar a eles e salvar Westeros.

HBO
Cersei parece ter os dias contados. Após assistirem ao trailer, fãs também especulam que a rainha irá cometer suicídio

 

Cersei Lannister
A Rainha de Westeros pode, e provavelmente irá, encontrar um fim súbito e violento. De acordo com uma profecia, mostrada na quinta temporada, Cersei visitou uma vidente quando criança. A bruxa chamada Maggy, a Rã a advertiu que ela se casaria com um Rei e que, enquanto o homem, teria 20 filhos, Cersei geraria apenas três descendentes que morreriam jovens e o reinado dela duraria pouco tempo.

Na série, não foi mostrada a última parte da profecia, mas, no livro, Maggy a terminou com a frase: “Quando suas lágrimas a afogar, o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta e a estrangulará até roubar sua vida”. Mas o que seria essa palavra Alto Valiriana?

Valonqar é a palavra para “irmão mais novo”, o que explicaria o ódio de Cersei pelo seu irmão, Tyrion. O que ela não pensou, no entanto, é que apesar de ser gêmea de Jaime, ele foi o segundo bebê a nascer. Na internet, há quem diga que a palavra não significa “seu irmão mais novo”, então qualquer “irmão mais novo” poderia matá-la. Há também a teoria de que Arya Stark, usando a face de Jaime, será a assassina da Rainha.

HBO
Bran começou a série como um personagem ao qual muitos não prestavam atenção, mas após descobrir suas habilidades ele pode se tornar uma chave para desvendar mistérios do passado

 

Bran Stark
Talvez uma das mais interessantes teorias venha de um dos personagens que muitos esquecem: Brandon Stark. Na última temporada, Bran descobriu grande parte de seus poderes, pois, além de ser um “troca peles”, ele é também o Corvo de Três Olhos. Além de poder controlar animais, o jovem também descobriu a habilidade de visitar o passado e até interagir com as pessoas de lá. Foi assim que Hodor ganhou seu nome e assim também que Brandon descobriu a linhagem Targaryen de Jon Snow.

Uma teoria envolve Bran voltando no tempo e entrando no corpo de um dos Primeiros Homens, para tentar impedir a luta entre eles, os Filhos da Floresta e os Ândalos. No entanto, como o antigo Corvo de Três Olhos e Jojen Reed o advertiram, se ele passar muito tempo no passado, ele pode acabar se perdendo e permanecendo lá.

A teoria é de que em uma dessas viagens ao passado, Bran fica preso no corpo do Rei da Noite, o primeiro Caminhante Branco. Há também especulação que ele também toma controle de alguns Starks famosos do passado, como Brandon o Construtor, responsável por iniciar a obra da Muralha quando ainda era criança.

Outra teoria é que Bran também seria responsável pelas vozes que o Rei Louco Aerys II ouvia, que influenciaram-no a produzir grandes quantidades de fogo verde;

HBO
Baseado nas palavras de Dany, talvez a solução seria “quebrar a roda” do poder monárquico

 

Fim da monarquia
Talvez Westeros seja separado em sete reinos novamente, após a queda da família Lannister. Há evidências deste desfecho ao longo da série, por exemplo a sugestão de Tyrion à Daenerys, na sétima temporada, quando ele diz que “há outras formas de escolher um sucessor. A Patrulha da Noite tem um método, os moradores das Ilhas de Ferro, com todos seus defeitos, têm outro”. Além disso, Daenerys também estabelece que em Meereen, “o povo escolherá seus próprios líderes” no 10º episódio da sexta temporada.

Últimas notícias