metropoles.com

Distrital quer retirar Especial do Porta dos Fundos da Netflix

Rodrigo Delmasso (Republicanos) também pede indenização no valor de R$ 50 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

a-primeira-tentacao-de-cristo
1 de 1 a-primeira-tentacao-de-cristo - Foto: null

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, apresentou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) uma representação contra o grupo Porta dos Fundos e a Netflix.

O deputado, que é evangélico da igreja Sara Nossa Terra, alega que o filme Especial de Natal – A Primeira Tentação de Cristo, produzido pelo serviço de streaming e o grupo de humor, ofende aos símbolos cristãos e configuraria crime de intolerância religiosa.

“Entendemos que ao satirizar uma figura como Jesus Cristo, o especial ofende aos cristãos”, disse ao Metrópoles. “Se fosse um filme que satirizasse símbolos de religiões afro-brasileiras, seria considerado crime? Se sim, por que contra os cristãos, não é?”, questiona o deputado.

Andre Borges/Esp. Metrópoles
Rodrigo Delmaso entrou com representação pedindo a retirada do programa da Netflix

O deputado solicita a retirada imediata do Especial de Natal da plataforma e indenização de R$ 50 milhões – o valor, segundo Delmasso, seria revertido para projetos sociais de recuperação de usuários de drogas e manutenção de creches.

Tem mais em 2020

“Não entendo que seja uma forma de censura”, diz Delmasso. “Cada um tem o livre arbítrio para escolher sua crença/religião, mas a ninguém é dado o direito de denegrir, de qualquer forma que seja, a fé e crença de terceiros, sobretudo a maioria da população deste país”, escreve Delmasso na representação.

Agora, a representação apresentada aguarda deferimento do MPDFT. Caso os argumentos do deputado sejam acolhidos, um processo de investigação será instaurado. “Acionamos o Ministério Público por acreditar que ele é o garantidor dos direitos fundamentais”, conclui o Delmasso.

REPRESENTAÇÃO CONTRA PORTA … by Metropoles on Scribd

Diversos políticos e líderes religiosos entraram com representações na Justiça contra o programa. Até mesmo um abaixo-assassinado corre na internet recolhendo apoio ao pedido de remoção do especial da Netflix.

Apesar da polêmica, a Netflix e o Porta dos Fundos vão fazer uma especial de Natal em 2020. A informação é da colunista Patrícia Kogut.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?