*
 

Uma exigência dos reis da Cália coloca em sério risco a felicidade de Afonso (Rômulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa). Em meio ao banquete realizado no castelo, uma reunião reservada é feita e um dos monarcas, soberano de Alfambres, anuncia que o Conselho Geral decidiu não conceder o empréstimo de 100 mil moedas de ouro pedido para a reconstrução de Montemor e Artena. Tudo porque não reconhece a união de Afonso com uma plebeia.

Como se isso já não fosse suficiente para deixar o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) desnorteado, um detalhe a mais transforma o banquete no castelo em um pesadelo para ele. O Conselho da Cália informa que o único jeito de o rei de Montemor obter o empréstimo solicitado é casando-se com Catarina (Bruna Marquezine), princesa de Artena e maior inimiga de Amália, seu grande amor.

Constrangido com a situação, Afonso decide não revelar a Amália o motivo de não terem conseguido o empréstimo. Já Virgílio (Ricardo Pereira) comemora ao ser informado por Otávio (Alexandre Borges) sobre a resolução do Conselho.

Contudo, Amália não fica por muito tempo sem saber a verdade. Afinal, Catarina não perde a oportunidade de manipular Diana (Fernanda Nobre) e fazê-la contar à sua inimiga que Afonso não conseguiu o empréstimo por causa dela.

Tão logo fica sabendo do fato, Amália entra em desespero, vai até Afonso e, irritadíssima, questiona a omissão dele em lhe contar a verdade.