*
 

A lista de atores e atrizes dispensados pela Globo só cresce. Após 35 anos de serviço, o contrato de Malu Mader, 51 anos, venceu em março e não foi renovado pela emissora. Desde sua estreia na novela Eu Prometo (1983), com 16 anos, a atriz não trabalhou para nenhuma outra emissora de TV.

Depois de estourar com Anos Dourados em 1986, a atriz passou a selecionar mais criteriosamente que obras integraria. Porém, desde 2007 não recebe papel de protagonista, e a tendência começou a mudar. Nos últimos anos, a atriz aceitou papeis coadjuvantes em novelas como Sangue Bom (2013) e Haja Coração (2015), além de fazer participações especiais e tentar a sorte atrás das câmeras, como assistente de direção em O Rebu (2014).

Malu é conhecida também pelo papel na novela Força de um Desejo, de 1999, no qual viveu a personagem Ester Ramos Delamare e foi premiada como melhor atriz. Fez também participações em clássicos da Globo como Os Normais (2001), A Grande Família (2004) e até o Sítio do Pica-Pau Amarelo (2001).

A ex-modelo e empresária Maria Clara Diniz, personagem que Malu Mader viveu em 2003 na novela Celebridade, retornou para as telinhas este ano no Vale a Pena Ver de Novo, mas tem sofrido com baixa audiência. Um dos possíveis motivos pelo ibope ruim são os cortes feitos no folhetim, que está sendo reprisado com menos violência e nudez.

Mesmo assim, este ano Mader se viu sem trabalho pela primeira vez em mais de três décadas. Seu último papel foi em março, com a participação especial em Malhação: Vidas Brasileiras, no qual interpretou a mãe de um adolescente que presencia uma briga entre os pais e foge de casa

Outros nomes dispensados pela emissora nos últimos anos incluem Maitê Proença (60) e Pedro Cardoso (55), o Agostinho de A Grande Família.