metropoles.com

“A humanidade emburreceu”, diz Nany People, atriz de O Sétimo Guardião

Em entrevista ao Metrópoles, artista falou sobre seu papel na novela das 21h e transexualidade

atualizado

Compartilhar notícia

Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação
O-Sétimo-Guardião-Marcos-Paulo-Nany-People-Estevam-Avellar-TV-Globo2
1 de 1 O-Sétimo-Guardião-Marcos-Paulo-Nany-People-Estevam-Avellar-TV-Globo2 - Foto: Estevam Avellar/TV Globo/Divulgação

A atriz Nany People está vivendo um momento de felicidade plena, e dois motivos fortes estão provocando essa onda de contentamento. O primeiro é a personagem Marcos Paulo, que a artista vive em O Sétimo Guardião, novela das 21h da Rede Globo. O outro é que ela, transexual, conseguiu mudar seus documentos após nada menos do que 18 anos de espera.

Para Nany, a personagem Marcos Paulo surgiu na hora certa, tanto para ela, que estava ávida por fazer um trabalho desse porte na TV, quanto para a emissora, que procurava alguém com seu perfil para o papel na novela de Aguinaldo Silva. Há tempos fazendo um show no interior do Mato Grosso do Sul, Nany People deu uma entrevista ao programa Papo de Camarim que viralizou na internet. Lauro Macedo, produtor de elenco da Rede Globo, assistiu e convidou a artista para gravar testes para a emissora.

Reprodução/TV Globo
Marcos Paulo (Nany People) em Paris com uma enfermeira após cirurgia para mudar de sexo

 

Aprovada, surgiu o convite. Na trama, ela interpreta um químico que trabalhou anos ao lado da grande vilã da história, Valentina, vivida por Lília Cabral. Morando em Paris, capital da França, Marcos Paulo recebe uma proposta da megera para voltar ao Brasil com o objetivo de analisar a composição da água da fonte localizada sob o casarão de Egídio (Antonio Calloni), que já demonstrou ter o poder de rejuvenescer as pessoas.

Nos próximos capítulos, Marcos Paulo vai aumentar a presença na trama e causar rebuliço em Serro Azul com suas descobertas e seu jeito “diferente”. A atuação ao lado de Lília é considerada um prêmio para Nany People. “Lília é maravilhosa! Eu a considero minha musa inspiradora. Vi uma peça dela nos anos 1980 e isso mudou a minha vida, porque me dei conta de que arte era exatamente o que eu queria fazer”, diz.

Reprodução/TV Globo
Marcos Paulo (Nany People) em sua primeira aparição em O Sétimo Guardião

 

Felicidade com os documentos novos
Quanto aos documentos, contendo a identidade com a qual se tornou conhecida, a atriz revelou que lutou para que fossem modificados. A demora foi consequência do “People”, que não era aceito. No entanto, a história teve um final feliz e tudo se concretizou de forma positiva. Num caso em que a vida imita a arte, Nany interpreta em O Sétimo Guardião uma mulher transexual que não se vitimiza nem se deixa oprimir. Contudo, as semelhanças ficam por aí, pois, enquanto Marcos Paulo tem necessidade de “causar”, ela diz não precisar disso.

Nany diz enxergar muita caretice nas pessoas atualmente. “A humanidade emburreceu. A ‘lei do mínimo esforço’ chegou a todos e a tecnologia possibilitou isso. A maturidade vem daí. Você descobre que, às vezes, pode, mas não deve, ou se deve, não precisa. Uma coisa que o tempo te ensina é que não precisamos de muita coisa”, afirma.

A descoberta que levou à transexualidade ocorreu após os 20 anos, em São Paulo, enquanto fazia “bico” de vendedor na Rua São Caetano. Um amigo fez a seguinte observação: “Nany, você não é gay, você é trans. Você é muito romântica, não transa na primeira vez. É muito mulherzinha!”. Assim, por meio dele – que a apresentou a uma transexual que fazia tratamento no Hospital das Clínicas –, descobriu o termo e seu significado. E se encaixou nele.

Início precoce ao lado de Chacrinha
A vida profissional de Nany People começou cedo. Ela foi cantar no programa do Chacrinha, em São Paulo, aos 8 anos de idade. Chegou até mesmo a comprar uma bicicleta cantando no Show de Calouros, na Caravana do Chacrinha, em Poços de Caldas (MG). Na cidade, também se apresentava soltando a voz em casamentos.

Nany está nos palcos desde os 10 anos de idade. Em Poços de Caldas, fez teatro infantil e peças em datas comemorativas no Colégio Pio XII. Estreou no teatro adulto aos 14 anos, fazendo o Santo Milagroso. Aos 20, formou-se técnico em química e foi para São Paulo atuar de forma profissional nos palcos. Conseguiu emprego no Teatro Paiol com a família Goulart Bruno, onde ficou por uma década. Bárbara Bruno, filha de Paulo Goulart e Nicette Bruno, tornou-se sua madrinha profissional.

Agora, vamos conferir o que Nany People irá aprontar em O Sétimo Guardião na pele de Marcos Paulo. Quem viver verá!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?