*
 

“13 Reasons Why”, que estreia nesta sexta-feira (31/3) na Netflix, é um seriado teenager, mas que aborda um tema bastante sério: suicídio. Inspirado no livro “Os 13 Porquês”, de Jay Asher, a trama mostra o cotidiano de uma escola após Hannah Baker (Katherine Langford) tirar a própria vida.

Após o suicídio, Hannah deixou 13 fitas cassetes com confissões sobre as razões de ter tomado uma atitude tão extremada. O pacote cai nas mãos de Clay Jensen (Dylan Minnette), jovem que era apaixonado pela menina.

A partir daí, o rapaz tenta juntar todas as informações e para compreender os 13 porquês do suicídio de Hannah. É a partir dessa premissa que o seriado discute temas relevantes, como depressão, bullying, abusos e outras questões presentes, infelizmente, no cotidiano de adolescentes.

A atriz Alisha Boe, que vive a personagem Jessica, reflete sobre a importância de tratar sobre o suicídio juvenil. “É um assunto muito desconfortável para abordar, mas sou grata por participar de uma série na qual fala-se a verdade, sem suavizar o tema.”.

 

Alisha tem razão. É preciso debater a questão, principalmente entre os jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos.

Por trás das câmeras
A produção executiva do seriado fica a cargo da cantora e atriz Selena Gomez. A popstar, de 24 anos, recentemente, tornou público que sofre com ataques de pânico, depressão e ansiedade. Transtornos mentais que assolam milhares de outros jovens mundo afora.

O vencedor do Oscar por “Moonlight”, Tom McCarthy vai assumir a direção de alguns episódios de “13 Reasons Why”.

 

 

COMENTE

Netflix13 Reasons Why
comunicar erro à redação

Leia mais: Televisão