metropoles.com

Peça Dostoiévski-Trip estreia no CCBB em 15 de março

Com direção de Cibele Forjaz e roteiro de Vladímir Sorókin, texto de 1869 tem sua primeira montagem no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cacá Bernardes
peça Dostoiévski-Trip
1 de 1 peça Dostoiévski-Trip - Foto: Cacá Bernardes

Em sua primeira montagem brasileira, a peça Dostoiévski-Trip, dirigida por Cibele Forjaz, estreia na capital no próximo dia 15. O texto de Vladímir Sorókin, expoente de dramaturgia moderna russa, foi encenado em Moscou e em Nova York. A peça fica em cartaz até 8 de abril, com sessões de quinta a domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Na história, um grupo de viciados aguardam ansiosamente a chegada de seu traficante, que prometeu uma grande novidade. Enquanto esperam, debatem, discutem e até mesmo brigam em conversas sobre grandes nomes da literatura mundial, como Kafka, Joyce, Beauvoir e Cervantes. Comparam os efeitos de cada um: os personagens não são dependentes de algum tipo de droga, mas de sensações.

A chegada do traficante é celebrada: em sua mala, um exemplar de O Idiota (1869), de Fiódor Dostoiévski. Os consumidores entram na prosa do célebre romance, embarcam em uma viagem de sensações e acabam por encenar uma uma das mais célebres passagens do livro, em que dilemas filosóficos e existenciais se potencializam, transcendendo o que se compreende por realidade.

Veja trechos da peça:

A diretora conta que a ideia de encenar esta peça nasceu há sete anos, durante a montagem que ela realizou de O Idiota – Uma Novela Teatral. “Dostoiévski-Trip é uma espécie de pós-Idiota. Fizemos aquele espetáculo levando muito a sério a narrativa da novela e o seu lado humano e mais sensível. Esta, por sua vez, tem um desencanto pós-moderno. É Dostoiévski tomado como uma droga que a sociedade contemporânea não pode suportar, pois a sua poesia e sua humanidade não cabem mais nesse mundo, em que as relações sociais estão marcadas pela egotrip”, comenta Forjaz.

Recém-saída de uma temporada em São Paulo, a peça fica na capital até abril, quando parte para períodos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. No elenco, atores criadores da Cia Livre e Mundana Companhia: Aury Porto, Edgar Castro, Guilherme Calzavara, Luah Guimarãez, Lúcia Romano, Marcos Damigo, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino.

Dostoiévski-Trip, de Vladímir Sorókin
15 de março a 8 de abril, de quinta a domingo às 20h30, com sessões extras em 17, 24 e 31 de março e em 1º 7 e 8 de abril às 17h30, no CCBB Brasília (SCES,Trecho 2, Lote 22, Edifício Tancredo Neves). Ingressos à venda por R$ 10 (valor referente à meia-entrada). Classificação indicativa 16 anos

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?