Peça Dostoiévski-Trip estreia no CCBB em 15 de março
Com direção de Cibele Forjaz e roteiro de Vladímir Sorókin, texto de 1869 tem sua primeira montagem no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Em sua primeira montagem brasileira, a peça Dostoiévski-Trip, dirigida por Cibele Forjaz, estreia na capital no próximo dia 15. O texto de Vladímir Sorókin, expoente de dramaturgia moderna russa, foi encenado em Moscou e em Nova York. A peça fica em cartaz até 8 de abril, com sessões de quinta a domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Na história, um grupo de viciados aguardam ansiosamente a chegada de seu traficante, que prometeu uma grande novidade. Enquanto esperam, debatem, discutem e até mesmo brigam em conversas sobre grandes nomes da literatura mundial, como Kafka, Joyce, Beauvoir e Cervantes. Comparam os efeitos de cada um: os personagens não são dependentes de algum tipo de droga, mas de sensações.A chegada do traficante é celebrada: em sua mala, um exemplar de O Idiota (1869), de Fiódor Dostoiévski. Os consumidores entram na prosa do célebre romance, embarcam em uma viagem de sensações e acabam por encenar uma uma das mais célebres passagens do livro, em que dilemas filosóficos e existenciais se potencializam, transcendendo o que se compreende por realidade.
Veja trechos da peça:
A diretora conta que a ideia de encenar esta peça nasceu há sete anos, durante a montagem que ela realizou de O Idiota – Uma Novela Teatral. “Dostoiévski-Trip é uma espécie de pós-Idiota. Fizemos aquele espetáculo levando muito a sério a narrativa da novela e o seu lado humano e mais sensível. Esta, por sua vez, tem um desencanto pós-moderno. É Dostoiévski tomado como uma droga que a sociedade contemporânea não pode suportar, pois a sua poesia e sua humanidade não cabem mais nesse mundo, em que as relações sociais estão marcadas pela egotrip”, comenta Forjaz.
Recém-saída de uma temporada em São Paulo, a peça fica na capital até abril, quando parte para períodos no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. No elenco, atores criadores da Cia Livre e Mundana Companhia: Aury Porto, Edgar Castro, Guilherme Calzavara, Luah Guimarãez, Lúcia Romano, Marcos Damigo, Sergio Siviero e Vanderlei Bernardino.
Dostoiévski-Trip, de Vladímir Sorókin
15 de março a 8 de abril, de quinta a domingo às 20h30, com sessões extras em 17, 24 e 31 de março e em 1º 7 e 8 de abril às 17h30, no CCBB Brasília (SCES,Trecho 2, Lote 22, Edifício Tancredo Neves). Ingressos à venda por R$ 10 (valor referente à meia-entrada). Classificação indicativa 16 anos