*
 

Após a escolha da atriz e cantora Fabiana Cozza para interpretar a sambista Dona Ivone Lara gerar tamanha polêmica – a ponto de Cozza renunciar ao papel –, finalmente o elenco que protagonizará o espetáculo musical foi definido. Quem irá substituir Cozza será a atriz brasiliense Fernanda Jacob.

A intérprete dará vida à homenageada a partir da década de 1970, quando a enfermeira passa a se dedicar mais a composições e shows. Jacob se juntará à Dandara Mariana e Heloísa Jorge. As duas irão interpretar Dona Ivone na adolescência e no início da vida adulta, respectivamente.

Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro integra o projeto de musicais idealizado por Jô Santana, chamado Trilogia do Samba. O primeiro foi Cartola – O Mundo É Um Moinho e, depois do espetáculo centrado na vida e obra de Dona Ivone Lara, o próximo a ser retratado será Martinho da Vila.

Polêmica
Fabiana Cozza decidiu sair do musical após sua escolha para o papel receber críticas nas redes sociais. Nos comentários, internautas questionaram o fato de a atriz não ter a pele negra o suficiente para interpretar a sambista.

“Renuncio por ter dormido negra numa terça-feira e, numa quarta, após o anúncio do meu nome como protagonista do musical, acordar ‘branca’ aos olhos de tantos irmãos”, escreveu no Facebook. Na ocasião, Jô Santana saiu em defesa de Fabiana e afirmou ter a convidado por sua “representatividade” e pela “ligação pessoal” com a homenageada.