metropoles.com

“A Língua em Pedaços” leva ao CCBB um retrato de Santa Teresa D’Ávila

Sob direção de Elias Andreato, a peça inaugura temporada no CCBB no dia 19/5 e fica em cartaz por quatro fins de semana

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
A Língua em Pedaços
1 de 1 A Língua em Pedaços - Foto: Divulgação

Este ano, completam-se cinco séculos anos desde o nascimento de Teresa d’Ávila, santa e poetisa espanhola que, por causa de suas experiências místicas, tornou-se alvo da Inquisição. Foi acusada de subversão e heresia.

Para marcar essa passagem de tempo, a atriz baiana Ana Cecília Costa idealizou a montagem de “A Língua aos Pedaços”. Escrito pelo espanhol Juan Mayorga, o texto teatral é baseado na autobiografia de Teresa, “O Livro da Vida” (1565).

O espetáculo, dirigido por Elias Andreato, passa por Brasília em temporada que começa no dia 19 de maio e segue até 12 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Em cena,  Ana Cecília e Joca Andreazza interpretam, respectivamente, a monja carmelita e seu inquisidor.

São dois personagens de mentes brilhantes, porém com distintas percepções teológicas. Ela, uma mulher de coragem, mística, mas também de ação — fundou 17 conventos das Carmelitas Descalças por toda a Espanha. Ele, um farejador de hereges, representante do poder eclesial e disposto a decifrar o enigma que é Teresa.

Intimidade com Deus
Ana Cecília conta que leu a autobiografia da santa e logo quis levar sua história à cena: “Me atraía o mistério de sua intimidade com Deus, a sua figura extremamente humana e atravessada pelo sagrado. Quis que a sua palavra cheia de coragem e poesia fosse ouvida no teatro, um lugar também sacralizado e político”.

A atriz, nascida em Jequié (BA), iniciou carreira no teatro em Salvador e deu sequência em palcos cariocas.A partir dos anos 1990, passou a atuar também em novelas e minisséries. Seus trabalhos mais recentes foram em “Cordel Encantado (2011), “Jóia Rara” (2013) e “A Teia” (2013), todas na Globo.

De 19/5 (quinta) a 12 de junho (domingo). De quinta a sábado, às 20h; domingo, às 18h — não haverá sessão no dia 26/5 (quinta); haverá sessões nas quartas, dias 1/6 e 8/6. Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Lote 22, 3108-7600). Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?