Supervisor de segurança de voo cria podcast para tirar medo de avião

Lito Sousa comanda o Atenção, Passageiros, que, por meio de informações, tenta tranquilizar o público

atualizado 23/02/2021 17:31

Lito Sousa do podcast Atenção, passageirosReprodução/Instagram

Normalmente, mesmo em tempos de pandemia de Covid-19, milhares de seres humanos ocupam os ares diariamente. A taxa de acidente fatais é mínima. Porém, mesmo assim o medo de viajar em avião ainda é tema recorrente na vida de milhões de pessoas. Para ajudar a enfrentar esse entrave, Lito Souza criou o podcast Atenção, Passageiros.

Público, Lito Souza tem: segundo dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), 40% dos brasileiros têm medo de voar. Por isso, o nosso comandante optou por fornecer muita informação.

“A informação incorreta se propaga mais rapidamente do que a informação correta – estudos indicam até sete vezes mais rápido. Operações normais que fazem parte da rotina da aviação, como arremetidas, por exemplo, continuam sendo noticiados como eventos dramáticos, inseguros e que “causam pânico”. As pessoas expostas a isso, constantemente, desenvolvem medo”, esclarece Lito.

Ele tem 36 anos de experiência em manutenção de aeronaves e, recentemente, tornou-se comandante de voo. O método criado por Lito para tentar tirar o medo pode parecer contraditório: a cada episódio, o podcast Atenção, Passageiros relembra acidentes da aviação brasileiral.

“Eu acredito que as pessoas ficam traumatizadas com os acidentes. Então elas precisam ser expostas à anatomia do que aconteceu para obter dois conhecimentos: primeiro, que a cadeia de eventos que levam a um acidente é muito complexa, por isso eles são raros. E segundo, ao aprender que ações foram tomadas para evitar futuros acidentes, traz uma sensação de que aquele acontecimento não foi em vão”, defende Lito Souza, em entrevista ao Metrópoles.

O comandante também usa o podcast para explicar questões que, costumeiramente, aterrorizam alguns passageiros, como a turbulência e os barulhos ouvidos durante o voo.

“O podcast traz informações mais detalhadas e também conversas com convidados que agregam ao assunto discutido no episódio”, explica.

Os episódios de Atenção, Passageiros são liberados todas as terças-feiras, nas principais plataformas de áudio.

Últimas notícias