metropoles.com

Streamings de vídeo investem em grandes shows para disputar audiência

De Billie Eilish a Taylor Swift e Emicida, vários artistas já tiveram seus shows produzidos e disponibilizados pelas plataformas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Artistas da música
1 de 1 Artistas da música - Foto: Reprodução

Depois de conquistar a indústria de cinema e televisão, os streamings de vídeo estão investindo cada vez mais em conteúdos musicais. A Disney, por exemplo, levou os fãs de Billie Eilish à loucura na semana passada ao lançar o Happier Than Ever: Uma Carta de Amor Para Los Angeles, no qual a artista apresenta seu show intimista com as canções do último álbum, recursos especiais e animação.

Em 2020, a Disney já havia testado o formato ao lançar o filme-concerto de Taylor Swift para divulgar Folklore; assim como a Netflix fez em 2017, ao apostar na era Reputation da titã do pop.

0

Artistas nacionais também lançaram conteúdos originais para os serviços recentemente. Entre eles, Emicida, que estreou o documentário e o show de Amarelo, no Teatro Municipal, pela Netflix, e Luan Santana, primeiro artista a ter um conteúdo de música exclusivo Globoplay.

O que está por trás dessa estratégia? Segundo Dani Ribas, socióloga, especialista em comportamento de público e professora de music busines, as plataformas estão dispostas a diversificar ainda mais sua programação para evitar que o público mude o canal ou precise trocar de aplicativo. É o que pesquisadores da indústria cultural chamam de “economia da atenção”. “Todas essas plataformas [Youtube, Netflix, Spotify] estão disputando a mesma coisa”, explica.

A chance de obter êxito na missão de prender o telespectador com uma superprodução musical é grande, uma vez que o consumo de vídeo e áudio por streaming tem crescido exponencialmente no mundo.

Para se ter uma ideia do potencial desse mercado, mesmo perdendo a hegemonia como plataforma de música, o Spotify cresceu 20% só nos meses de abril, maio e junho deste ano. Em 2020, a Netflix ganhou 37 milhões de assinantes —  totalizando 203,66 milhões em números totais. Foi o maior aumento anual da história da empresa. Já o Youtube ampliou o tempo de uso dos usuários na plataforma em 91%. Os dados foram divulgados pelas próprias empresas.

Para completar a estratégia, os streamings optam por trabalhar projetos de artistas que já tem uma rede consolidada de fãs. “Não são os artistas que escolhem as plataformas de acordo com elementos artísticos ou de acordo com as estratégias de negócios do artista. São as plataformas que, ao disputarem nossa atenção, acabam desenvolvendo ações promocionais para se posicionarem no mercado – e para isso usam os artistas como “conteúdo”. Artistas são cada vez mais reféns das Big Techs, embora haja uma aparente liberdade de escolha diante de tantas possibilidades de promoção do trabalho artístico”, analisa Dani Ribas.

Pra experimentar

Quer conhecer os shows mais memoráveis já adaptados para o streaming? O Metrópoles preparou uma lista com cinco títulos que fizeram sucesso entre os assinantes das plataformas. Confira:

Happier Than Ever: Uma Carta de Amor Para Los Angeles (Disney Plus)

O show citado no início da matéria é um concerto derivado do novo álbum homônimo de Billie Eilish. Nele, Eilish apresenta uma performance íntima do disco, com cada música sendo tocada em ordem sequencial no famoso Hollywood Bowl.

Entre as faixas, o especial também inclui elementos animados, narrando os cenários icônicos de Los Angeles, levando o espectaor a uma turnê pela cidade natal da vencedora do Grammy.

Amarelo Ao Vivo (Netflix)

Derivado do documentário AmarElo: É Tudo Pra Ontem, o show ao vivo foi realizado no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019. Exibido em mais de 190 países por meio do catálogo da Netflix, a produção faz parte do Mais Brasil na Tela, novo projeto plataforma para aumentar o número de produções nacionais em mídias online.

Taylor Swift: Reputation Stadium Tour (Netflix)

Disponível na Netflix, Taylor Swift: Reputation Stadium Tour apresenta a cantora em um show ao vivo performando as músicas do famoso disco homônimo. Quem gosta muito da vencedora do Grammy também vai curtir o show acústico Folklore: Sessões no Long Pond Studio, também interpretado pela cantora, que está no catálogo da Disney+.

P!nk: All I Know So Far (Prime Video)

A produção mostra os bastidores da turnê mundial Beautiful Trauma, realizada por P!nk no ano de 2019, quepelo Brasil, durante o Rock In Rio, entregando um espetáculo inesquecível, repleto de acrobacias e até mesmo um momento romântico protagonizado por fãs brasileiros da cantora.

Justin Timberlake + The Tennessee Kids
Trabalho foi gravado na ultima parada da turnê de Justin na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, no início de 2015. Foi a última produção dirigida pelo cineasta Jonathan Demme, diretor de O Silêncio dos Inocentes, antes do falecimento dele, em 2017.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?