Spotify estreia Sofia, áudio série com Monica Iozzi, Otaviano Costa e mais

A série conta a história de Helena Pereira, uma mulher que trabalha em uma empresa por trás da inteligência artificial intuitiva Sofia

atualizado 07/07/2020 18:24

Reprodução

A plataforma de streaming Spotify estreou, nesta terça-feira (7/7), sua nova áudio série original em formato de podcast, intitulada Sofia. Estrelando Cris Vianna, Monica Iozzi, Otaviano Costa e Hugo Bonemer, os sete episódios (para ouvir, clique aqui) falam sobre Helena Pereira (Monica Iozzi), uma mulher que inicia a carreira em uma empresa por trás de Sofia, a inteligência artificial mais intuitiva do mundo. Apesar das pessoas não saberem nada sobre a tecnologia, a assistente pessoal sabe tudo sobre você: desde as batidas do coração, o histórico de compras aos eventos mais obscuros de sua vida.

Na produção, Helena é uma das milhares de operadoras de Sofia (Cris Vianna) e passa seus dias espiando o mundo dos usuários da assistente virtual, ajudando-os a navegar em suas perguntas e demandas. Apenas um detalhe: os usuários não sabem que ela é real. Ao longo do caminho, o mundo de Helena também se torna mais difícil de navegar, pois ela tenta se divorciar de seu marido, Dani (Hugo Bonemer), enquanto mantém seu chefe Carlos (Otaviano Costa) feliz e satisfeito.

Sofia entra para a lista das mais de 1 milhão de podcasts na plataforma, mas ela não começou no Brasil. Em abril de 2018, a Gimlet, estúdio de Nova York, lançou Sandra, uma áudio série de ficção que descreve um mundo onde inteligência artificial não é assim tão artificial. Esta é a primeira áudio série adaptada a partir de um podcast de ficção de sucesso. Além do Brasil, França (Sara), Alemanha (Susi) e México (Sonia) também trabalham em adaptações de Sofia.

0
“Inédito e atual”

Em coletiva de imprensa com jornalistas nesta terça-feira, os astros da série falaram sobre como foi o processo de gravação do podcast. Por conta do coronavírus, as vozes foram gravadas da casa de cada um, com auxílio da equipe do Spotify. Otaviano Costa, Cris Vianna e Hugo Bonemer afirmaram que a experiência foi inédita, atual e incrível, nada parecido com a vida de gravações em telenovelas ou dublagens de filmes de animação.

“A Sofia é a mulher mais inteligente que já interpretei na vida, mas é muito contida de apresentar seus sentimentos. O primeiro passo era entender que ela escutava coisas, os assuntos de forma sutilmente humana e depois entendemos que minha voz saía muito humana e eu estava buscando a Sofia em inteligência artificial. Foi uma experiência muito diferente e eu aprendi ainda mais a me escutar, porque eu me ouvi completamente, todas as frases completamente ditas”, explica Chris Vianna, responsável por dar voz à Sofia.

Já Otaviano Costa afirma que o podcast “é uma viagem gostosa e prazerosa que nos aproxima de um mundo louco, distópico, que a gente já vive com nossos assistentes virtuais”. Já Hugo Bonemer ponderou: “A gente não sabe exatamente tudo que acontece, então foi incrível acompanhar, fiquei dentro da história mesmo. Foi um tipo de interpretação diferente do convencional, do que faço no audiovisual”. Bonemer ainda afirmou que seu personagem é inspirado em Jesse Pinkman (Aaron Paul), da série americana Breaking Bad.

Os atores prometeram ainda momentos de muitas risadas, principalmente nos últimos episódios, além de momentos de tensão, felicidade, alegria e tristeza.

Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, esclareceu que o formato escolhido em podcast para fazer Sofia não foi causada pela pandemia do coronavírus. Segundo ele, a empresa já se preparava há mais de dois anos para lançar a áudio série.

Quer ouvir a Sofia?

Quer perguntar algo para a Sofia? A tag “Pergunte para Sofia” está nos assuntos mais comentados do Twitter e, para ouvi-lá na voz de Cris Vianna, basta usar a tag e fazer alguma pergunta para a inteligência artificial.

Últimas notícias