Restauração de quadro de Rembrandt é transmitida ao vivo na Holanda

Reparo da obra começa nesta segunda (08/07/2019), em museu de Amsterdã

Leisa Tyler/LightRocket via Getty ImagesLeisa Tyler/LightRocket via Getty Images

atualizado 08/07/2019 18:05

O quadro A Ronda Noturna (1642), de Rembrandt, começa a ser restaurado nesta segunda (08/07/2019), no Rijksmuseum, em Amsterdã (Holanda). Visitantes que passarem pela Galeria de Honra poderão ver de perto o projeto mais ambicioso da instituição. Quem estiver longe poderá acompanhar tudo pela internet, ao vivo.

Orçado em 3 milhões de euros, o trabalho dos profissionais deve durar cerca de um ano, segundo Taco Dibbits, diretor do museu. A tela mede 3,63 m por 4,37 m e pesa 337 kg. A mais recente intervenção se deu em 2015.

O primeiro passo dos restauradores envolve a realização de centenas de fotos em alta resolução para se ter um painel microscópico detalhado do quadro.

História

A Ronda Noturna foi encomendada em 1642 por Frans Bannick Cocqu, capitão de uma milícia burguesa de Amsterdã que queria ver seu grupo retratado numa obra de arte.

Várias tentativas de restauração já foram feitas na pintura. Durante a Segunda Guerra Mundial, ficou escondida numa caverna e precisou de reparos ao fim do conflito. Em 1975, um homem com problemas psiquiátricos atacou a tela com uma faca.

Últimas notícias