*
 

O ilustrador baiano Hugo Canuto buscou inspiração nos “Vingadores” da Marvel para criar heróis baseados nos orixás das religiões afro-brasileiras. Na obra do brasileiro, Thor, Hulk e Homem de Ferro dão lugar a Yemanjá, Xangô e Oxum. As artes vão virar histórias em quadrinhos após receber R$ 40 mil em financiamento coletivo.

Hugo retrata os orixás a partir da mitologia iorubá, oriunda da Nigéria e muito popular na Bahia — associada principalmente ao candomblé e a ubanda. O projeto também é uma homenagem ao ilustrador Jack Kirby, cocriador de “Os Vingadores”.

Depois de divulgar as imagens na internet, Hugo ficou impressionado com a repercussão. O projeto ganhou a adesão de 816 pessoas na plataforma de financiamento coletivo Catarse. O ilustrador brasileiro reafirma que o trabalho também visa diminuir o preconceito com as religiões de origem africanas.

Sei que algumas pessoas demonizam e atacam a cultura afro-brasileira. Mas, como artista, não posso deixar de realizar esse trabalho por conta de visões exclusivas da realidade"