Projeto transforma a Torre de TV de Brasília em complexo cultural

O Torre 360 BRB terá atrações culturais, gastronômicas, artísticas, esportivas e de entretenimento familiar durante mais de um ano

atualizado 25/09/2021 6:32

Igo EStrela/Metrópoles

Já imaginou poder encarar todos os cantos de Brasília diante de um cenário único, diretamente de um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital federal? Esta é a ideia do projeto Torre 360 BRB, que terá atrações culturais, gastronômicas, artísticas, esportivas e de entretenimento familiar durante mais de um ano. O festival começa em outubro e já promete encantar os brasilienses e turistas.

Com programação diária que se estenderá desde a manhã até a noite, o Torre 360 BRB proporcionará a brasilienses e turistas novas histórias na Torre de TV, ao mesmo tempo em que resgatará a memória afetiva de todos que têm sua história ligada ao monumento. O projeto tem patrocínio de Banco de Brasília (BRB), Corretora de Seguros BRB e Financeira BRB.

O espaço do Mezanino da Torre de TV se transformará em um ponto artístico, contemporâneo e com foco em experiências gastronômicas, de mixologia, música e artes plásticas. O local receberá a Nós Galeria, uma das maiores curadorias de exposições de arte do país. Nela, a produção artística de outros estados vai dialogar com a arte produzida aqui no DF. A cada três meses, uma nova exposição se instalará no local.

Produtor da Live Experience 4YOU, Rafael Godoy afirmou que a ideia é abordar todos os públicos de Brasília, sem exclusão de idade, gênero e/ou condição social. “A ideia do projeto é tornar um presente para Brasília”, afirmou em entrevista ao Metrópoles.

Programações

Espaçoso e diverso, o Mezanino ainda sediará, durante a temporada do Torre 360 BRB, uma série de eventos pocket, com apresentações exclusivas para público limitado.

Na área externa da Torre de TV, muitas ações estão programadas e incluem o Jump Torre 360, maior parque de infláveis do Brasil; pista de patinação no gelo; uma das maiores tirolesas urbanas do mundo; bungee jump; feirinhas; gastronomia de rua; e palco Torre 360, com agendas culturais envolvendo importantes artistas e bandas da cidade e do Brasil, além de uma programação especial de saúde e infantil.

A realização do projeto é formada por um coletivo de produtores da cidade, composto por Rafael Godoy (Live Experience 4YOU), João Maione & Rodrigo Amaral (Oh Artes), Bruno Barra & Ivan Hauer (Flap) e Bhaskar (Artista/DJ) e Bruno Barbosa & Lucas Batista (Evvo Music).

Nova gestão

Inaugurada em 1967 e com 224 metros de altura, a Torre de TV é um dos locais mais visitados pelos turistas no DF, recebendo mais de 20 mil pessoas por mês em seu famoso mirante. Projetada por Lúcio Costa, que se inspirou na Torre Eiffel de Paris, trata-se de um dos equipamentos públicos mais importantes da cidade.

Em 2020, o BRB firmou um Acordo de Cooperação com o Governo do Distrito Federal (GDF) para devolver à população de Brasília e seus visitantes todo o aparelho turístico do Complexo Urbanístico da Torre de TV. O objetivo dessa nova gestão é revitalizar e transformar o espaço da Torre de TV como ponto de relevância estratégica em termos de turismo, cultura e economia criativa para cidade.

TORRE 360 BRB
Período: outubro de 2021 a dezembro de 2022
Programação: segunda a segunda, das 9h às 4h (de acordo com cada atração)
Informações: @torre360brb
Em breve, mais informações sobre a programação.

Últimas notícias