metropoles.com

GDF promete entregar Espaço Cultural Renato Russo ainda em 2017

O local, fechado desde 2013, recebe reforma para atender normas do Ministério Público e dos Bombeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
Espaço Cultural Renato Russo
1 de 1 Espaço Cultural Renato Russo - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) promete entregar o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) ainda em 2017. O local abriga duas salas de teatro, galerias para exposições e salas destinadas a diversas oficinas de artes. A reforma é orçada em R$ 5,6 milhões.

Nesta semana, o espaço recebe novas telhas. Segundo informações do GDF, as estruturas metálicas da cobertura foram pintadas, e salas, vestiários e copa estão na fase de alvenaria.

Apesar da promessa de entregar o local ainda em 2017, ainda precisam ser feitas a reparação da estrutura predial, a reforma das salas e do teatro, a revisão de toda a instalação hidráulica e elétrica, a instalação de elevador e a criação de acessos que permitam a pessoas com deficiência. Na obra também estão previstas a construção de um memorial em homenagem a Renato Russo.

O Espaço Cultural Renato Russo está interditado desde 2013, após o Corpo de Bombeiros Militares do DF e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pedirem o fechamento do local.

O subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Gustavo Pacheco, afirma que é necessário recuperar os importantes polos culturais da cidade. “Esse é apenas um passo da reabertura dos equipamentos públicos que são essenciais para manter viva a identidade de Brasília”, declara.

Histórico
Criado na década de 1970 como Espaço Cultural da 508 Sul, na W3 Sul, o Espaço Cultural Renato Russo teve como primeira exposição a arte do arquiteto japonês Kenzo Tange, em 1973. As demais alas foram abertas no mesmo ano e serviam para artistas cênicos ensaiarem espetáculos.

O Teatro Galpão foi inaugurado em 1975. Em 1977, foi criado o Centro de Criatividade, onde ocorriam aulas, ensaios e oficinas artísticas. Depois de passar por revitalização arquitetônica, em 1986 — que possibilitou a passagem entre as avenidas W2 e W3 por dentro do local —, foi reinaugurado no formato atual em setembro de 1993 e rebatizado com o nome do músico que fez carreira em Brasília. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?