metropoles.com

Cine Brasília terá gestão compartilhada com a sociedade civil

Por meio de edital, a Cultura do DF lançou chamamento público no valor de R$ 2 milhões. Veja detalhes

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
Brasília (DF), 09/06/2017 Fachada Cine Brasilia – LivroLocal: Cine Brasilia – EQS 106/107 – Asa SulFoto: Felipe Menezes/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 09/06/2017 Fachada Cine Brasilia – LivroLocal: Cine Brasilia – EQS 106/107 – Asa SulFoto: Felipe Menezes/Metrópoles - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do Distrito Federal informou que a gestão do Cine Brasília será compartilhada com uma organização da sociedade civil (OSC), que ficará responsável pela gestão e programação do local por 14 meses.

O chamamento público está detalhado no edital Nº 35/2021, publicado nessa terça-feira (26/10), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O valor é de R$ 2 milhões.

“O Cine Brasília é uma das joias monumentais de Brasília e do conjunto arquitetônico de Oscar Niemeyer. Nasceu com a função nobre de abrir as portas e oferecer arte à população. E segue cumprindo a missão de formar, por meio da cultura, gerações de cinéfilos”, destaca o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Caberá a OSC selecionada desenvolver estratégias e ações em consonância com a Coordenação Gestora do Cine Brasília, a ser composta por representantes da Secec, sociedade civil e instituição selecionada. Fica facultada à organização a possibilidade de obtenção de créditos complementares por instrumentos como a Lei Rouanet ou a distrital Lei de Incentivo a Cultura (LIC). A previsão é de que o Cine Brasília reabra já com a escolha da instituição selecionada.

Programação

O Cine Brasília pretende manter a oferta de sessões diárias em três horários – 17h, 19h e 21h –, priorizando a exibição de filmes nacionais e regionais de relevância artística e social, diferenciando-se da agenda de filmes mais comerciais.

O edital também determina que a programação do cinema contemple eventos complementares, como lançamento de livros de temáticas voltadas ao audiovisual, exposições de fotografias e de cartazes, lançamentos e exibições de mostras temáticas produzidas em parcerias com embaixadas.

Uma das novidades que o edital prevê é a cobrança de ingressos por meio de bilheteria eletrônica (com uso de cartão de débito ou crédito) e vendas online, além da tradicional aquisição de entradas em espécie no local.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?