“O nicho virou o mainstream”, diz criador da CCXP sobre cultura nerd

Marcelo Forlani, um dos fundadores da CCXP, falou sobre as novidades da nova edição, que reunirá nomes internacionais do cinema e da TV

atualizado 28/11/2022 6:34

Marcelo Forlani um dos fundadores da CCXP Instagram/Reprodução

Com início previsto para a próxima quinta-feira (1º/12), a CCXP22 reunirá grandes nomes das principais franquias de filmes e séries do mundo atualmente. São nomes como o todo-poderoso da Marvel, Kevin Feige, e a estrela de John Wick e Matriz, Keanu Reeves, que vão interagir com o público durante 4 dias de CCXP, em São Paulo.

A CCXP22 rompe um hiato de dois anos sem o evento presencial – em 2020 e 2021, os painéis e entrevistas ocorreram de maneira remota, por conta da pandemia de Covid-19. “A adrenalina está enorme, a gente começou a montar tudo no domingo passado (20/11) e está uma correria”, contou Marcelo Forlani, um dos sócios e fundadores da CCXP.

Para a programação de 2022, estúdios como Netflix, Amazon Prime Video, Warner, HBO Max, Paris Filmes, Paramount e Disney (que concentra Marvel, 20th Century, Pixar) já estão confirmados. Na lista de atrações, nomes do porte de Noah Centino, Jonanthan Majors, John Rhys-Davies, Jenna Ortega, Chloë Grace Moretz e outros estarão presentes.

“Assim como vocês, eu também ia ficando nervoso a cada nome que ia sendo confirmado”, revela Forlani. Responsável por apresentar os painéis, ele conta como se prepara para o evento “Não tem como fingir normalidade, dá um nervoso e isso é bom porque a CCXP é feita de fã para fã”, completa.

Cultura Geek

Uma olhada nas maiores bilheterias dos últimos anos mostra que filmes e outras produções da cultura nerd lideram com folga. O mais recente, Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, por exemplo, já acumulou mais de US$ 500 milhões em ingressos vendidos no mundo todo.

Para além disso, serviços de streaming têm investido cada vez mais em produções do gênero, como a franquia de games The Witcher que virou um dos principais sucessos da Netflix.

The Witcher - Origem - série terá painel na CCXP de 2022
The Witcher – Origem é um spin-off da saga The Witcher

“A partir dos anos 2000, os filmes baseados em quadrinho começaram a ganhar um tamanho maior. Começou com o Bryan Xinger em X-Men e veio Marvel e tudo mais. O que antes era um nicho virou mainstream, seja nos quadrinhos, nos livros, nas séries, nos filmes. Produtos de bilhões de dólares”, pontua Forlani.

Programação da CCXP

Esperando receber cerca de 300 mil pessoas nos quatro dias de evento, a CCXP começa no dia 1º de dezembro e segue até dia 4. Durante os dias de evento, serão realizados painéis dos participantes.

Os ingressos não garantem participação nos painéis, por isso, o público deve se programar para chegar cedo e garantir uma vaga no auditório principal.

A programação completa pode ser vista aqui.

Mais lidas
Últimas notícias