Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Música

Zélia Duncan celebra o samba no novo disco, "Antes do Mundo Acabar"

Com produção de Bia Paes Leme, o CD tem parcerias com Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha

09/11/2015 05:30
Compartilhar notícia
Zélia Duncan celebra o samba no novo disco, “Antes do Mundo Acabar”
Zélia Duncan celebra o samba no novo disco, “Antes do Mundo Acabar”

Impossível ouvir o novo disco de Zélia Duncan, “Antes do Mundo Acabar”, sem lembrar de “Eu Me Transformo em Outras”. No CD lançado em 2004, a cantora comprovou o seu amor ao samba interpretando canções de Haroldo Barbosa, Herivelto Martins, Cartola e Dorival Caymmi. Sob produção de Bia Paes Leme, o álbum se tornou um dos melhores trabalhos na carreira de Zélia.

O tempo passou e a cantora fluminense – que começou a carreira em Brasília – continuou flertando com o gênero, sempre como intérprete. No DVD “Samba Social Clube Ao Vivo – Volume 4”, ela, Nilze Carvalho e Hamilton de Holanda interpretaram “Naquela Mesa” (Sérgio Bittencourt); e no Sambabook em homenagem a Dona Ivone Lara, ela cantou “Tendência”, linda composição de Dona Ivone com Jorge Aragão.

Enfim chegou o momento de Zélia se lançar não só como cantora, mas também como compositora de sambas. “Antes do Mundo Acabar” fortalece a parceira com Bia Paes Leme (que, novamente, assina a produção e a música “Eu Mudei”) e traz parceiras inusitadas, como a da cantora com Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha.

Ainda um pouco tímida, ela canta batucadas – mais vivas do que aquelas de “Eu Me Transformo em Outras”- que falam de amor, encontros e desencontros. Em “Destino Tem Razão” (Xande e Zélia) é um dos momentos em que o CD mais se aproxima do partido-alto e “Em Cada Canto,Uma Esperança” (Ivone Lara/ Delcio Carvalho) demonstra o cuidado ao escolher quais regravações entrariam num disco predominantemente autoral e inédito.

Merecem destaque “Vida da Minha vida”, “Juízo Final” e “Pra Quem Sabe Amar”. A composição de Moacyr Luz e Sereno tem nova versão, totalmente diferente daquela registrada no CD e DVD “Ao Vivo No Renascença Clube”. Clássico de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, “Juízo Final” está disponível apenas na versão digital. Infelizmente. Composta na década de 1970, a música emociona a cada interpretação. A última canção citada é uma parceria de Zélia com a amiga Ana Costa, que também participa da faixa. É uma das melhores ocasiões para perceber os ótimos arranjos do violonista Marco Pereira.

Biscoito Fino/Reprodução“Antes do mundo acabar”
Zélia Ducan
Biscoito Fino, 14 faixas. Preço médio: R$ 29,90. Ouça.

Veja vídeo do cantor Xande de Pilares falando sobre sua participação no novo disco de Zélia Duncan: