metropoles.com

Zélia Duncan celebra o samba no novo disco, “Antes do Mundo Acabar”

Com produção de Bia Paes Leme, o CD tem parcerias com Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha

atualizado

Compartilhar notícia

Roberto Setton/Divulgação
1 de 1 Roberto Setton/Divulgação - Foto: null

Impossível ouvir o novo disco de Zélia Duncan, “Antes do Mundo Acabar”, sem lembrar de “Eu Me Transformo em Outras”. No CD lançado em 2004, a cantora comprovou o seu amor ao samba interpretando canções de Haroldo Barbosa, Herivelto Martins, Cartola e Dorival Caymmi. Sob produção de Bia Paes Leme, o álbum se tornou um dos melhores trabalhos na carreira de Zélia.

O tempo passou e a cantora fluminense – que começou a carreira em Brasília – continuou flertando com o gênero, sempre como intérprete. No DVD “Samba Social Clube Ao Vivo – Volume 4”, ela, Nilze Carvalho e Hamilton de Holanda interpretaram “Naquela Mesa” (Sérgio Bittencourt); e no Sambabook em homenagem a Dona Ivone Lara, ela cantou “Tendência”, linda composição de Dona Ivone com Jorge Aragão.

Enfim chegou o momento de Zélia se lançar não só como cantora, mas também como compositora de sambas. “Antes do Mundo Acabar” fortalece a parceira com Bia Paes Leme (que, novamente, assina a produção e a música “Eu Mudei”) e traz parceiras inusitadas, como a da cantora com Xande de Pilares, Arlindo Cruz e Pretinho da Serrinha.

Ainda um pouco tímida, ela canta batucadas – mais vivas do que aquelas de “Eu Me Transformo em Outras”- que falam de amor, encontros e desencontros. Em “Destino Tem Razão” (Xande e Zélia) é um dos momentos em que o CD mais se aproxima do partido-alto e “Em Cada Canto,Uma Esperança” (Ivone Lara/ Delcio Carvalho) demonstra o cuidado ao escolher quais regravações entrariam num disco predominantemente autoral e inédito.

Merecem destaque “Vida da Minha vida”, “Juízo Final” e “Pra Quem Sabe Amar”. A composição de Moacyr Luz e Sereno tem nova versão, totalmente diferente daquela registrada no CD e DVD “Ao Vivo No Renascença Clube”. Clássico de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, “Juízo Final” está disponível apenas na versão digital. Infelizmente. Composta na década de 1970, a música emociona a cada interpretação. A última canção citada é uma parceria de Zélia com a amiga Ana Costa, que também participa da faixa. É uma das melhores ocasiões para perceber os ótimos arranjos do violonista Marco Pereira.

Biscoito Fino/Reprodução“Antes do mundo acabar”
Zélia Ducan
Biscoito Fino, 14 faixas. Preço médio: R$ 29,90. Ouça.

 

 

 

 

 

Veja vídeo do cantor Xande de Pilares falando sobre sua participação no novo disco de Zélia Duncan:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?