Veja referências e críticas de This is Not America, clipe de Residente

Rapper porto-riquenho e a dupla franco-cubana Ibeyi trazem série de questões relacionadas ao continente americano, incluindo Jair Bolsonaro

atualizado 21/03/2022 15:40

Live Nation

O rapper porto-riquenho Residente se tornou um dos nomes mais comentados nas redes sociais por conta do lançamento do clipe This Is America. A música, com o duo franco-cubano Ibeyi, traz várias referências ao continente americano e segue o princípio de que “a América não é apenas os Estados Unidos”, como diz certa parte da composição. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), também é lembrado.

Após o lançamento do clipe, uma série de comentários sobre as críticas presentes começaram a aparecer. No Twitter, o perfil @lftofoli reuniu algumas das referências. Veja as principais:

Como dito anteriormente, o Brasil é um dos países citados na música. No clipe, um personagem, em terno e gravata, aparece fazendo uma refeição com carne na frente de um menino indígena que parece faminto. Em sequência, ele limpa a boca na bandeira nacional. A indicação é que seja uma referência a Jair Bolsonaro, presidente do país (imagem 1).

O Brasil também é mencionado em uma cena que mostra uma imagem dividida no meio, onde um homem negro segura a taça da Copa do Mundo em um estádio de um lado e segura um fuzil em uma favela no outro lado (imagem 2).

0

No início da produção, o artista cita a obra do chileno Alfredo Jaar, onde explicita que os Estados Unidos não são sinônimo de América. Esse, inclusive, é o tema explorado na canção (imagem 3).

Como bom porto-riquenho, Residente também lembra a ação direta liderada pela nacionalista porto-riquenha Lolita Lebrón na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em 1954 (imagem 4).

Outra cena forte e simbólica remete ao assassinato do músico Víctor Jara pela ditadura de Augusto Pinochet. Ao mesmo tempo, o momento reproduz uma cena de This Is America, single de Childish Gambino, com menção ao cantor na composição (imagem 5).

Rapper Residente

René Pérez Joglar, conhecido como Residente, é vocalista da banda Calle 13. O cantor iniciou a carreira no reggaeton, mas atualmente trabalha com música experimental, transitando por vários gêneros. Com letras carregadas de ideologias sociais e políticas, traz o ritmo das ruas para os lançamentos.

Pelo grupo, Residente tem três Grammy e 21 Grammy latinos. Na carreira solo, ele tem o Grammy de Melhor Álbum de Rock, Urbano ou de Música Alternativa com o álbum homônimo. Esse mesmo disco também venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Urbana.

Mais lidas
Últimas notícias