Veja como o streaming fez renascer o “topo das paradas” do mundo musical

Serviços grandes, como YouTube Music e Spotfy, lançaram seus próprios sistemas de medida. Billboard também inovou

atualizado 07/10/2020 16:57

Unsplash

Até o começo do século 21, uma dos hábitos mais normais era falar no “topo das paradas”. O espaço pertencia a música mais tocada nas rádios, aquela que todo mundo sabia e cantava. Porém, com a chegada dos streamings a medição vinha perdendo força. Isso mesmo, vinha… nesta semana tanto Spotify quanto YouTube divulgaram novos rankings para avaliar singles e discos.

O YouTube Music, serviço de streaming musical da rede de vídeos, anunciou que vai disponibilizar as mais tocadas em 57 países. Os dados ficarão na seção Paradas, uma das abas do serviço.

“O mercado têm buscado oferecer esse tipo de solução. No nosso caso, é importante dizer que o que nos guia é entregar ao usuário a melhor experiência. E muitos usuários gostam de conhecer músicas novas”, afirmou a assessoria de imprensa do YouTube Music ao Metrópoles.

“A nova ferramenta propicia novas descobertas de uma maneira fácil, fixa e confiável, permitindo que saiam de suas ‘bolhas musicais’ quando estiverem com vontade”, conclui a empresa.

Spotify

O Spotify, que já trabalhava com as listas de virais, anunciou também a criação do Weekly Music Charts, que, semanalmente, vai revelar os princiapis discos que estão faznedo sucesso no gigante do streaming musical.

Outro ranking criado pelo Spotify é o Global Top 10 Debtus, que mostra os 10 discos e singles que tiveram a melhor estreia no streaming. Para chegar a medição, o serviço leva em conta o despenho das 72 horas após o lançamento.

Os novos charts do Spotify são sempre liberados pelo Twitter.

“O novo e primeiro ranking dedicado a discos do Spotify vai mostrar a força dos álbuns na plataforma, salientando a arte de se criar um disco completo”, comentou a empresa no comunicado de lançamento.

“Estamos animados de lançar nosso ranking como uma nova forma de a gente celebrar o sucesso dos artistas”, avaliou Jeremy Erlich, co-head de música do Spotify.

Ranking global

Uma das mais tradicionais plataformas de aferição de músicas, a revista Billboard lançou, em 2020, um chart global, que avalia os 200 singles mais tocados em todo o mundo.

O Global 200 avalia as canções mais reproduzidas mundialmente e, diferente da Hot 100, não soma as execuções em rádios – apenas o consumo digital em mais de 200 países.

Últimas notícias