metropoles.com

Funk busca voltar ao topo do Brasil após popularização do trap

Com o crescimento do trap e do sertanejo nas plataformas, a Kondzilla e a GR6, duas das maiores gravadoras de funk, anunciaram uma parceria

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
MC Kauan e Rodrigo Oliveira
1 de 1 MC Kauan e Rodrigo Oliveira - Foto: Divulgação

Com o domínio sertanejo , que teve dominância nos 10 clipes mais vistos do Brasil em 2022 no YouTube, e o crescimento do trap, que se tornou o gênero mais escutado no Spotify Brasil em 2023, o funk busca retomar o seu espaço de destaque nas plataformas musicais com novidades envolvendo produtoras, gravadoras e artistas.

Nesse sentido, a Kondzilla e a GR6, maiores produtoras de funk no Brasil, decidiram se unir em um novo projeto intitulado GR6Zilla. A parceria é uma resposta do movimento funk às novas tendências, como explica Rodrigo Oliveira, presidente da GR6.

“A música urbana vem em uma crescente através do trabalho que realizamos há mais de 10 anos. A Gr6 e a KondZilla acreditam que com essa parceria será possível levar o funk para todo o mundo com muito mais força, qualidade e o alto padrão que as duas empresas aplicam ao longo do tempo”, avalia.

0

Criador da Vish Mídia, revista de conteúdo urbano e subversivo, Gustavera conversou com o Metrópoles sobre os propósitos da união, visto que as produtoras eram vistas como rivais pelo público.

“As duas gravadoras sempre disputaram espaço no topo, se digladiando para ver quem estaria em primeiro. Essa competição saudável trouxe vários artistas novos e foi bem positiva porque as duas gravadoras tiveram muitos trabalhos bem sucedidos. Agora, dão um primeiro passo para mostrar que podem trabalhar juntas e que querem se manter no topo”, analisa.

Gustavera

GR6Zilla e MC Kauan

O primeiro artista contratado da parceria é MC Kauan. O cantor Baixada Santista faz sucesso desde 2006 e terá a carreira gerenciada pela GR6Zilla. Ele ficou conhecido pelo visual que imita o Coringa, do filme Batman. Os shows com estética de filme de terror foram influência forte para outros artistas de funk na década passada.

“Só tenho uma definição sobre o MC Kauan: ele é um cara apaixonado. É muito bacana ver o quanto ele coloca o coração na arte, na canção dele, o quanto ele consegue contaminar as pessoas com alegria”, afirmou Konrad Dantas, fundador da Kondzilla.

Segundo Gustavera, o estilo do artista casa com o proposto pelas gravadoras. “O MC Kauan é conhecido por ter um característica única, então o anúncio dele tem um significado bem forte. Se derem liberdade e espaço criativo para ele, é difícil que seja um trabalho ruim.”

Busca pelo topo

Há alguns anos, o sertanejo domina as 50 músicas mais tocadas nas plataformas digitais por conta do investimento no estilo e pela boa produção musical. Em 2023, o trap, embalado pelo sucesso de Matuê, começou a conquistar seu espaço com outros artistas ascendentes e popularização dos hits como Cartão Black e Coração de Gelo.

O funk esteve mais afastado do topo, mas começou o mês de junho com a música Tá OK, de MC Kevin o Chris e Dennis DJ, como 1ª na playlist Top 50 do Brasil no Spotify. Tanto a GR6 como a Kondzilla, que historicamente entregam bons trabalhos musicais e visuais, buscam o mesmo objetivo.

Os fãs do funk, por sua vez, não esperam menos. Gustavera afirma que o público da Vish Mídia tem esse anseio por novos sucessos do estilo, como aconteceu na época da ostentação, em 2015 e 2016.

“Conversando com fãs de funk, o público tem esse desejo por coisas novas. Eu acho que a parceria [GR6Zilla] pode ser um modo de preencher essa lacuna de novos materiais, de novos hits. O público quer aquela música que vai balançar o baile, que vai tocar sem parar no carro. Essa parceria pode resgatar essa chuva de hits. Espero que surjam novos trabalhos marcantes e novos clássicos”, pontua.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações