metropoles.com

Rita Lee homenageou Elza Soares e Gal Costa em Outra Autobiografia

Livro póstumo em que Rita Lee narra sua luta contra o câncer chega nesta segunda-feira (22/5) às livrarias e e-commerces

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Gal Costa e Rita Lee - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Gal Costa e Rita Lee - Metrópoles - Foto: Reprodução

A cantora Rita Lee, que morreu no dia 8 de maio, em decorrência de um câncer de pulmão, homenageou outras duas grandes cantoras brasileiras no livro Rita Lee: Outra Autobiografia, lançado postumamente nesta segunda-feira (22/5), pela Globo Livros. Elza Soares e Gal Costa contam cada uma com um capítulo próprio, em que a roqueira resgata memórias ao lado das amigas e fala sobre o choque de perdê-las.

“Hoje acordei e tive a notícia da partida de Elza Soares, de quem sou sútida desde pequena”, começou Rita, em um capítulo batizado de A Rainha. “A gente vinha trocando figurinhas dos últimos tempos. Pouco antes de eu ser diagnosticada com câncer, ela me pediu uma música para gravar. A letra baixou em dez minutos. Pensei em sua figura majestosa e nasceu Rainha Africana.

A canção de Rita e de Roberto de Carvalho foi uma das últimas gravadas por Elza e consta no álbum No Tempo da Intolerância, que será lançado daqui um mês, em 23 de junho. “Elza, assim que ouviu, já mandou um áudio: ‘Ó Rita, que prazer imenso ouvir você cantando essa música pra mim. Muito obrigada. Te adoro, criatura”, contou a roqueira na autobiografia.

Logo adiante, Rita narra “mais um capítulo da realidade cruel” — a morte de Gal Costa — no capítulo A Voz. Nele, Rita diz que ainda não acredita na partida da cantora, e elenca uma sequência de 13 lembranças vividas ao lado de Gal.

0

Uma delas é de quando Rita Lee ouviu Gal cantar Quando pela primeira vez. “O sorriso maroto de Gal nos bastidores do show dos Doces Bárbaros, no Anhembi, em 1976. Com Gil, Caetano e Bethânia, ela cantava uma música dedicada a mim. Eu, que não fazia ideia, quase desmaiei de emoção. No backstage, ela me contou que era uma das compositoras da canção”.

Rita Lee no livro Rita Lee: Outra Autobiografia

Rita também revela que as duas chegaram a planejar uma turnê, LeeGal. “Acabou não rolando por causa das agendas que ambas cumpriam com seus shows”.

Gal, contudo, chegou a gravar uma das canções mais famosas de Rita Lee, Ovelha Negra, e dar seu toque à canção. “Ela me mandou mensagem dizendo que gravcaria a música. Entretanto, pediu licença para trocar na letra ‘pai’ por ‘mãe’. Ela me explicou que o pai havia sido ausente e que, por isso, se sentiria mais à vontade cantanto para a mãe dela. Respondi que ela poderia fazer o que quisesse”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações