Quem são os artistas por debaixo dos capacetes do Daft Punk?

Os franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter são os músicos que criaram os personagens

atualizado 22/02/2021 16:30

Daft Punk no GrammyKevin Winter/Getty Images

A notícia que pegou todos de surpresa, nesta segunda-feira (22/2), foi o fim do duo mais influente da música eletrônica mundial: o Daft Punk. Porém, quem são os dois artistas por trás dos capacetes de robôs?

O duo é formado pelos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter. Os dois, fãs de banda de synthpop – como Depeche Mode e New Order –, ficaram amigos ainda na escola.

Depois de um banda de rock chamada Darlin, ao lado de Laurent Brancowits, que apelidada pelo revista britânica punks robôs (daft punks, em inglês), Guy-Manuel e Thomas se apropriaram do nome e lançaram a banda.

Amantes dos sons sintéticos (aqueles feitos por máquinas) abusaram de sintetizados e de drum machines – instrumento que cria sons de percussão por meio de um sequenciador. Oficialmente, o Daft Punk surge em 1993 e conquistou os britânicos do The Chemical Brothers – foram os músicos do Reino Unido que deram o start na fama dos colegas franceses.

Ao longo de 28 anos de carreira, o duo lançou quatro discos de estúdio – Homework (1997), Discovery (2001), Human After All (2005) e Random Access Memories (2013). Thomas e Guy-Manuel também lançaram álbuns de remixes e gravações ao vivo. Um dos trabalhos “paralelos” mais lembrado é Tron: Legacy (2010), trilha sonora do filme da Disney.

O mistério

Sempre de capacetes e, consequentemente, escondendo os rostos, os Guy-Manuel e Thomas tornaram-se membros enigmáticos do mundo pop – somado ao fato de poucas entrevistas e um controle absurdo de dados biográficos.

Mesmo assim, é possível reconstituir questões sobre os dois músicos. O pai de Thomas, Daniel Vangarde, por exemplo, após se aposentar, decidiu vir morar no Brasil – em uma cidade de praia isolada. O patriarca da família era um produtor musical e compositor, que atuou com nomes como Gibson Brothers e Ottawan.

Guy-Manuel não tinha músicos na família, porém, é filho de publicitários – o que explica o tino do artista para criar a narrativa do Daft Punk. Ele também é bisneto do escritor português Homem Cristo Filho – intelectual que apoiava correntes nacionalistas.

Últimas notícias