Neil Young tomou uma medida drástica após não ter um pedido atendido pelo Spotify. Após um protesto anti-vacina feito no podcast de Joe Rogan, o artista pediu para que suas músicas fossem retiradas do streaming de música. O próprio serviço anunciou a retirada das canções.
Responsável por hits como Rockin’in the Free World e Harvest Moon, o próprio Neil, por meio de uma carta aberta publicada em seus perfis oficiais na internet, condenou as atitudes de Rogan e pediu que fosse excluído da plataforma. “Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas. Potencialmente causando morte aos que acreditam na desinformação que está sendo espalhada por eles. Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, afirmou o cantor na última quarta-feira (26/1).

Neil Young pediu a retirada de suas músicas do SpotifyGary Miller/Getty Images

Ele fez sua solicitação após diversas informações de Joe Rogan, em seu podcast, sobre a vacina contra a CovidFrazer Harrison/Getty Images

Apesar de ter 60% de sua renda vinda da plataforma de áudio, o cantor fez sua solicitação por meio de uma carta abertaReprodução

Joe Rogan é dono de um dos maiores podcasts do mundo Reprodução

O Joe Rogan Experience, que é exclusivo do SpotifyReprodução
O músico afirmou que as reproduções no aplicativo representam 60% de sua renda de streaming no mundo e que isso irá significar uma “grande perda para a sua gravadora absorver”. Contudo, ressaltou que “não pode continuar a apoiar a desinformação fatal do Spotify junto ao público que ama música”.
Neil Young também aproveitou as suas redes sociais para falar, um pouco mais, sobre sua decisão. “Eu realmente quero agradecer às muitas pessoas que falaram comigo e me agradeceram por tomar essa posição. Pessoas que trabalham na área da saúde, nas linhas de frente, que perderam entes queridos para a Covid ou que estão preocupadas com crianças e familiares. Eu nunca senti tanto amor vindo de tantos. Eu sinceramente espero que outros artistas e outras gravadoras sigam para fora do Spotify e parem de apoiar a desinformação fatal do Spotify sobre a Covid”, escreveu.
Neil Young processa Trump por uso indevido de músicas em campanha eleitoral
Um porta-voz da plataforma de streaming falou sobre a decisão do cantor ao The Hollywood Reporter. “Nós queremos que toda a música do mundo e todo o conteúdo em áudio esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem uma grande responsabilidade ao balancear a segurança de nossos ouvintes e a liberdade de nossos criadores. Nós temos políticas de conteúdo detalhadas em posição e removemos mais de 20 mil episódios de podcasts relacionados à Covid desde o início da pandemia. Nós lamentamos a decisão de Neil em remover sua música da plataforma, mas esperamos que ele retorne logo”, lamentou.
Joe Rogan é um dos podcasters mais famosos do mundo e tem um programa chamado The Joe Rogan Experience, que é exclusivo do Spotify. Essa não é a primeira vez que ele enfrentou críticas a respeito do compartilhamento de informações falsas sobre as vacinas da Covid. Em dezembro de 2021, um grupo de médicos e profissionais escreveu uma carta para a plataforma de áudio com a intenção de mitigar a disseminação de desinformação na plataforma.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos