*
 

O filho mais velho de João Gilberto, João Marcelo Gilberto, publicou um texto no Facebook nesta quinta-feira (5/4), lamentando a presença de “abutres” em torno do cantor, uma alusão à ex-companheira de seu pai, Claudia Faissol, a quem a família acusa de manipulá-lo.

“Eu não pude salvá-lo dele mesmo”, desabafou. Em seu texto, João Marcelo também faz críticas à irmã, Bebel Gilberto, pela forma como ela vem lidando com os problemas financeiros e de saúde do pai.

João Gilberto tem 86 anos e está interditado judicialmente por Bebel desde novembro de 2017. Ela passou a ter a curatela do pai após acusar Claudia de induzí-lo a assumir compromissos profissionais que não poderia cumprir, por causa da idade avançada e da saúde fragilizada. Seu quadro mental foi descrito como “confusional”.

Na terça-feira (3), a Justiça do Rio autorizou o arrombamento do apartamento onde João Gilberto mora, no Leblon, Zona Sul do Rio, a pedido de Bebel – o músico vive sozinho, não sai de casa há anos e se recusa a abrir a porta.

O texto de João Marcelo foi publicado em inglês. “Eu obviamente estou extremamente preocupado com a condição do meu pai. Às vezes, as pessoas constroem muros para se isolar e não receber ajuda, por causa dos facilitadores que as cercam – todos com seus interesses.”

A condição de João Gilberto é descrita como de “absoluta penúria financeira”, segundo nota que Bebel divulgou à imprensa à época da interdição. Ele enfrenta um processo de despejo do apartamento no Leblon e tem outras dívidas.

 

 

COMENTE

joão gilberto
comunicar erro à redação

Leia mais: Música