metropoles.com

Na playlist “More Life”, Drake cria uma alternativa ao disco

Após o sucesso de “Views”, o rapper retrabalha o conceito de mixtapes em “More Life”, um apanhado de canções sem um fio condutor

atualizado

Compartilhar notícia

Kevin Winter/Getty Images
2016 iHeartRadio Music Festival – Night 1 – Show
1 de 1 2016 iHeartRadio Music Festival – Night 1 – Show - Foto: Kevin Winter/Getty Images

A princípio, a playlist “More Life”, novo projeto do rapper canadense Drake, parece apenas mais um disco. Reúne singles mostrados ao longo de alguns meses, tem praticamente a mesma duração média dos álbuns do artista (80 minutos), data de lançamento, capinha e tudo mais. Se era para ser algo despojado e caseiro, por que então não chamar de mixtape?

Enquanto o disco de estúdio sempre gera uma expectativa alta – um trabalho com conceito pensado e planejado, fio condutor, narrativa, produção caprichada –, a mixtape serve para mostrar um lado mais cru e espontâneo do trabalho de um artista.

Repasse a discografia de Drake:

0

 

Sobretudo na cultura hip-hop, a mix é praticamente um cartão de visitas. Antes eram gravadas em fitas cassetes, depois passaram para o download em mp3 e hoje se espalham por plataformas de streaming. Mas o conceito permanece o mesmo: um esboço franco de rimas, temas e sons de um rapper, sem pitacos ou remendos de produtores.

E, então, chegamos a “More Life”. Drake tem se esforçado para chamar o projeto de playlist desde o anúncio, em outubro de 2016: “uma trilha sonora para a sua vida”, no modelo de uma listinha que qualquer pessoa faz sem compromisso, ou “uma ponte para preencher o vácuo entre lançamentos grandes”. Depois do estouro de “Views”, faz sentido querer algo low profile.

“More Life” (“Mais Vida”) de fato consegue soar como algo novo na carreira do rapper: um apanhado de canções que prefere a aventura de desbravar novos sons às suas ambiciosas crônicas aflitivas e crepusculares

“Views”, o mais recente disco de estúdio, representou o maior sucesso da carreira de Drake. “One Dance”, “Hotline Bling” e outros hits à parte, era um trabalho de atmosfera chuvosa, pensativa. “More Life” tenta afastar as nuvens nubladas e arejar os horizontes.

Obviamente, o artista pop atribulado segue ruminando suas feridas, como o narrador do single “Fake Love”. Mas a maior parte de “More Life” é mesmo um passeio descomplicado por gêneros musicais menos badalados que o rap convencional, como o caribenho dancehall (“Blem”), estilo já muito usado em “Views”, e o britânico grime (“KMT”).

Se “Views” mostrava um Drake do alto de uma torre em Toronto a contemplar um céu tempestuoso, “More Life” vê o rapper em casa, de olhos fechados, relaxando com fones de ouvido.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?