Mark Hollis, da banda Talk Talk, morre aos 64 anos

Músico britânico marcou época como um dos pioneiros do pós-rock. Ele estava aposentado desde 1998, quando lançou seu único disco solo

Martyn Goodacre/Getty Images

atualizado 25/02/2019 18:58

Mark Hollis, roqueiro conhecido por seu trabalho à frente da banda Talk Talk, morreu nesta segunda (25/2), aos 64 anos. Ainda não há informações oficiais sobre a causa do falecimento do músico britânico.

Nascido em Tottenham, Londres, Hollis era o vocalista e principal compositor do grupo Talk Talk, cofundado por ele, Lee Harris e Paul Webb em 1981.

Após um começo associado ao synth-pop, com singles como It’s My Life e Such a Shame, a banda enveredou pela música experimental ao longo da década de 1980. Hollis e seus colegas foram alguns dos precursores do subgênero conhecido como pós-rock (ou post-rock, em inglês) e influenciaram bandas como Radiohead e Sigur Rós.

Em pouco mais de uma década de carreira, a Talk Talk lançou cinco álbuns de estúdio, incluindo os cultuados Spirit of Eden (1988) e Laughing Stock (1991), considerados os mais arriscados da formação.

Seis anos depois da separação do grupo, Hollis gravou seu primeiro e único disco solo, de título homônimo. O álbum articula estilos diversos, como música clássica, jazz e sonoridade da década de 1950.

Hollis decidiu se aposentar depois da experiência solo, participando ocasionalmente de projetos musicais. Discreto, explicou o afastamento dos palcos em uma entrevista publicada em 1998. “Faço isso pela minha família. Talvez outros consigam, mas eu não consigo fazer turnês e ser um bom pai ao mesmo tempo”, disse.

Últimas notícias