Lil Nas X: quem é o rapper que mescla country, rap e rock

O músico explodiu com o Yeehaw Challenge, no app TikTok, e agora lança colaborações com Billy Ray Cyrus e Cardi B

atualizado 05/07/2019 17:26

Reprodução do Twitter/Camila Falquez

Lil Nas X é um nome que tem aparecido nas paradas americanas há algum tempo. Ele bateu o recorde de artistas como Wiz Khalifa, Black Eyed Peas e Eminem com Old Town Road, primeira música de hip-hop a ficar cinco semanas no topo da Billboard Hot 100. Apesar de ter lançado o single no fim de 2018, ele se tornou uma febre – sobretudo no aplicativo TikTok – por misturar o rap e o country. Recentemente, o artista lançou seu primeiro EP, 7.

Montero Lamar Hill nasceu em 1999, em Atlanta, Georgia, e passou um tempo estudando trompete: sua única educação formal em música. Ele cursou um ano na Universidade de West Georgia antes de deixar a faculdade e se aprofundar no mundo da internet, onde se tornou um especialista na criação de memes e posts virais.

Nesta época, ele já divulgava suas próprias canções, mas nenhuma delas alcançou o sucesso de Old Town Road. Em entrevista à Rolling Stone, Hill explicou o processo criativo por trás do hit: “Eu pensei ‘preciso fazer [algo] curto, grudento, com frases que as pessoas vão querer usar como legendas. [Veio] ‘horses in the back. Aí, pensei: ‘É uma coisa que as pessoas vão querer falar todos os dias'”.

Desde seu lançamento, a canção dominou o aplicativo TikTok, tornando-se um meme onde as pessoas viravam cowboys no Yeehaw Challenge. Logo após lançar a faixa, Lil Nas X começou uma campanha para conseguir uma colaboração com Billy Ray Cyrus – lenda do country americano e pai de Miley Cyrus. Quando o cantor country ouviu que Nas gostaria de trabalhar com ele, ficou surpreso: “Pra quê ele precisa de mim? [A canção] é perfeita!”, disse o veterano. A campanha impulsionou a canção do 83º lugar nas paradas para o 19º e garantiu ao novato um contrato com a gravadora Columbia Records.

Em abril, Lil Nas X quebrou o recorde de In My Feelings, do Drake, com o maior número de streams em uma semana e se tornou o primeiro hit nº 1 de Billy Ray Cyrus. Além dele, a música também usa uma batida do Nine Inch Nails como base. Atualmente, artistas como Diplo e Young Thug lançaram remixes da faixa, que aparece no trailer de Rambo: Last Blood.

No EP, Nas também traz parceria com Cardi B, na faixa Rodeo. Entre suas principais referências, o jovem de 20 anos elenca Kendrick Lamar, Kid Cudi e Drake.

“Música nunca foi algo que me vi fazendo”, disse Nas à Rolling Stone. Tudo mudou quando ele fez uma faixa chamada Shame e a compartilhou no SoundCloud. “Não sou muito supersticioso, mas enquanto eu escutava a batida, melodias e flows vinham à minha cabeça. Nem precisei pensar – parecia uma força ou algo do tipo”, explicou Nas.

Embora seu maior sucesso seja Old Town Road, Lil Nas X não seguiu a pegada country no resto de seu EP, optando por usar guitarras e batidas de hip-hop tradicionais. Isso não significa que 7 seja igual a outros trabalhos de jovens rappers que estão bombando no momento: Lil Nas X tem um flow e escrita diferentes dos outros.

0

Embora sua carreira não seja muito desenvolvida, o artista tem quase 2 milhões de seguidores no Twitter, onde ao conversar com seus seguidores, revelou que é gay com sua canção c7osure. Em resposta às críticas, o cantor foi bem-humorado como sempre, tuitando que o próximo a falar algo ofensivo sobre ele ganharia um beijo. A comunidade do rap ainda é considerada bastante homofóbica, o que inspirou outros fãs a comemorar a ação de Nas, que seguiu nos passos do rapper Frank Ocean.

Últimas notícias