Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Música

Em homenagem a Vander Lee, filha continua legado e conquista as redes

Morte do cantor Vander Lee completa 10 anos em agosto de 2026 e Laura Catarina carrega legado romântico aos fãs pelo Brasil

22/06/2026 02:00
Compartilhar notícia
Reprodução
Laura Catarina e Vander Lee

Quando Vander Lee morreu em agosto de 2016, o cantor e compositor deixou milhares de fãs enlutados pela partida da voz de canções de amor que marcaram tantas declarações. 10 anos depois, Laura Catarina, filha do artista, trabalha para honrar o legado do mineiro e, assim, encontra o próprio caminho na música.

Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, ela apresenta o legado do romântico para uma nova geração de fãs e compartilha vídeos de performances, curiosidades e, mais recentemente, a agenda de shows. A partir deste mês,ela dá início a uma série de apresentações cuja repertório homenageia a primeira década desde a partida de Vander Lee – no mesmo período em que ele completaria 60 anos.

“Acredito que além de resgatar, trata-se de aprofundar uma obra que segue viva pela força, relevância e profundidade poética”, conta Laura Catarina ao Metrópoles. “Olhar pra essa obra é, para mim, entender um pouco da geração que me gerou e cantar uma parte da minha própria história”, declara.

 

View this post on Instagram

 

Shared post on

Seguir os passos do pai era um caminho natural para ela que, desde a infância, dividia a paixão de Vander Lee pela música e o acompanhou pelos palcos e estúdios da música mineira. “Sou compositora assumida desde os 14 anos e ele também me apoiava muito nessa seara”, relembra.

Os primeiros passos na música foram em 2014, quando se arriscou em apresentações ao vivo e nas próprias composições. Dois anos depois, veio a morte do pai, naquele 5 de agosto, aos 50 anos. Nos dois anos seguintes, lançou Amor em Si (2018), primeiro álbum autoral dela. Mais dois anos e veio Estrela (2023), um projeto totalmente dedicado a releituras das músicas com as quais Vander Lee marcou época e conquistou uma legião de fãs.

Após a morte dele, o encontro com a obra foi inevitável para sentir e perpetuar sua presença, vendo vídeos, ouvindo suas músicas… E eu fui convidada para representá-lo em homenagens, o que terminou virando um show e depois amadureceu no disco Estrela.”

10 anos da morte de Vander Lee

Vander Lee, nome artístico de Vanderli Catarina, assim como a filha, aprendeu a tocar violão aos 14 anos e em pouco tempo despontou como uma das grandes revelações da Música Popular Brasileira (MPB) entre o final dos anos 1990 e os anos 2000.

Conhecido pelo estilo romântico e letras inspiradas no cotidiano da metrópole mineira, ele foi o responsável por faixas como Onde Deus Possa Ouvir e Estrela que, mais tarde, ganharam o país nas vozes de Gal Costa e Maria Bethânia, respectivamente.

Aos 50 anos, Vander Lee estava em uma aula de hidroginástica quando teve um infarto após uma ruptura na aorta. Ele foi internado e no dia seguinte, em 5 de agosto de 2025, morreu, deixando para trás nove álbuns e muita poesia, espelho para muitas almas românticas, como diz Laura Catarina.

“Acredito que a arte é por si só atemporal. E a arte do meu pai foi e é um portal de autoconhecimento para mim. Com a morte repentina do meu pai pude continuar aprendendo com ele e integrar esse luto cantando suas canções, não foi algo planejado e foi acontecendo, e dentro desse projeto de homenagem eu cresci.”