metropoles.com

Dez músicas que marcaram a carreira de Elza Soares

Com mais de 60 anos de carreira, a cantora era um dos ícones da música popular brasileira e passou por várias gerações

atualizado

Compartilhar notícia

Daryan Dornelles/Divulgação
Elza Soares
1 de 1 Elza Soares - Foto: Daryan Dornelles/Divulgação

A música popular brasileira perdeu nesta quinta-feira (20/1) uma das melhores cantoras de sua história: Elza Soares morreu aos 91 anos de idade, de causas naturais. Durante os mais de 60 anos de carreira, a artista empilhou sucessos.

Explorando temáticas sociais e raciais fortes, a cantora foi responsável por falar sobre a violência contra a mulher, o racismo e a história do Brasil, por exemplo. Mesmo com o avanço musical, Elza sempre se manteve atual nos lançamentos.

0

Relembre 10 sucessos de Elza Soares:

A Carne

Originalmente gravada pelo grupo Farofa Carioca, em 1998, a canção foi regravada por Elza Soares em 2002. A cantora acreditava que a letra era um grito contra o racismo.

A Coisa Tá Preta, com MC Rebecca

Lançada em 2020, a canção une o ícone da MPB a uma das atuais revelações do funk. Na letra, as cantoras mudam o significado do termo “a coisa tá preta” de uma situação ruim para uma situação feliz.

Maria da Vila Matilde

No single, Elza Soares aborda a violência contra a mulher. A música foi uma das responsáveis por dar início aos movimentos de luta pelos direitos femininos.

Eu Bebo Sim

A artista fez sucesso com a regravação do icônico samba Eu Bebo Sim, do conhecido refrão: “Eu bebo sim/Estou vivendo/Tem gente que não bebe/E está morrendo”.

O Que Se Cala

Neste som, Elza reflete sobre a história do Brasil, marcada por muita luta e preconceitos. Além disso, discorre sobre o lugar de fala das mulheres.

Na Pele, com Pitty

A música é um símbolo da luta, resiliência e fortaleza da mulher negra. Elza recebeu a música de Pitty, mas convidou a compositora para cantar em um dueto.

Juízo Final

Elza também era boa em lançar novas versões das músicas. Em Juízo Final, fez uma adaptação da obra de Nelson Cavaquinho e Élcio Soares.

Comportamento Geral

No lançamento do álbum Planeta Fome, em 2019, a cantora fez uma regravação da popular música de Gonzaguinha.

Eu Sou A Outra

Neste single, Elza fala sobre a história de uma amante que está satisfazendo os desejos de um homem casado. A composição foi gravada em 1965.

A Mulher Do Fim Do Mundo

Elza Soares se definia como a mulher do fim do mundo e acabou lançando uma música com esse título em 2015. O álbum também se chamava Woman at the End of the World/A Mulher Do Fim Do Mundo.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?