Já faz 13 anos desde que os goianos Jorge e Mateus lançaram o primeiro álbum ao vivo em Goiânia, fortalecendo o novo estilo universitário – muito criticado à época – dentro da música caipira. Mas, há tempos, o rótulo de “sertanejo universitário” não cabe mais à dupla. Em Terra Sem CEP (Ao Vivo), álbum recém-lançado, os cantores reforçam o desejo de expandir o séquito de fãs com canções voltadas para um público mais variado.

O disco, gravado em dezembro de 2017, na boate Villa Mix, em Goiânia, contou com o envolvimento de nomes de peso para a criação: produção e arranjos de Neto Schaefer e Mateus, produção geral de Marlus Marcelus e Heitor Liduário e direção geral de Catatau. Lançado pela ÁudioMix Records e Som Livre, o CD apresenta 14 faixas inéditas.

“Hoje eu só quero sorrisos bobos, abraços longos e olhares sinceros”, deseja Olhares Sinceros, composição que abre o disco e mantém o estilo romântico de energia positiva presente em grande parte do repertório dos artistas. A segunda da lista, Anjos Modernos, apresenta sonoridade mista: tem folk, rock e drum ‘n’ bass. O reggae em Menina Maluquinha também é prova de que as referências musicais da dupla vão muito além do próprio segmento.

Apesar disso, a sequência formada por Trincadinho, Vale por Dez, A Mil Por Hora, Três Pontinhos, Coração Calejado e Amor Turista decepciona por repetir fórmulas bem-sucedidas de Como.Sempre.Feito.Nunca (2016), trabalho elogiado pela crítica. O que não desmerece a qualidade das canções, apenas pode frustar os mais sedentos por novidades.

Mais ouvidas
A recepção dos fãs à Terra Sem CEP não poderia ser melhor. No mesmo dia em que chegou às plataformas digitais, na sexta-feira (23/2), todas as 14 composições entraram para o Top 100 do Spotify Brasil. No domingo (25), Propaganda já ocupava a primeira posição na Apple Music.

Jorge & Mateus tem data marcada para apresentar aos brasilienses a nova playlist. Os dois completam a lista de atrações do Festval Villa Mix Brasília, previsto para o dia 5 de maio, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). O maior evento sertanejo do país, contará ainda com Matheus & Kauan, Simone & Simaria, Alok, Jetlag, Wesley Safadão e Xand Avião.

Avaliação: Bom