Conheça artistas e bares que movimentam a cena do jazz de Brasília

O estilo musical norte-americano faz sucesso na capital federal e conta com vários instrumentistas de qualidade

atualizado 10/09/2021 17:28

Brooklyn BSB, Micael Rosback, Ademir Junior e Mundo Vivo GaleriaReprodução, Arquivo Pessoal, Arquivo Pessoal, Reprodução

Não é novidade que Brasília é conhecida pela multiplicidade cultural e tem espaços reservados para a boa música. E o jazz se encaixa nesse contexto. Com muitos instrumentistas de qualidade na cidade, o ritmo faz parte da programação de bares, cafés e parques. 

O baterista brasiliense Micael Rosback já rodou o Brasil e alguns países da Europa fazendo shows e acredita na produção cultural da capital federal. “Infelizmente a valorização da arte no Brasil não é tão adequada, mas o cenário musical de Brasília é intenso. Temos um celeiro enorme de instrumentistas e temos donos de bares e produtores que valorizam os artistas. São pessoas que correm atrás de manter essa arte viva”, conta.

0

Rosback citou alguns locais em Brasília que abrem as portas para o jazz, como o Brooklyn BSB (SCRN 706/707). O café e bar conta com o evento Jazz no Brooklyn, onde artistas e bandas se apresentam todos os sábados. Chicco Aquino, um dos sócios do local, acredita que o ritmo agrega requinte e simplicidade na cena cultural, com uma instrumentação sempre muito rica. 

“Já virou tradição no Brooklyn, o público de Brasília ama jazz. Todo mundo pede e todo mundo vai. Vários músicos da cidade já estiveram no nosso palco, sempre criando uma experiência única com a mágica do ritmo, os improvisos, a harmonia e a melodia”, exalta. 

Brooklyn BSB
Brooklyn BSB é um dos locais que abre espaço para o jazz na capital

Outro local que também conta com apresentações semanais é o Mundo Vivo Galeria (CLN 413). Felipe Krauss, sócio-proprietário do restaurante e responsável pela curadoria musical, programa pelo menos um show de jazz de terça a sábado. “O jazz é muito presente na musicalidade da capital federal e temos excelentes músicos que sempre estão presentes na casa. Destaco o Ademir Junior, virtuoso no meio”, conta. 

Ademir Junior, destacado acima, toca saxofone, clarineta e flauta desde 1987 no DF. Atualmente, trabalha com um sexteto e na Orquestra JK. O instrumentista acredita que, em Brasília, o estilo musical norte-americano é uma vertente que ganhou influências da música brasileira. “Temos aqui a característica de absorver muitas linguagens e estilos musicais. Talvez essa seja a maior característica. Isso passeia pelo jazz, choro, rock, samba, pagode, frevo, hip hop e música clássica”, pontua. 

O artista, entretanto, vê o cenário do ritmo se fechando, com foco maior em eventos particulares. “Até uns 10 anos atrás tinham muitos espaços para música ao vivo, mas a cidade foi ficando executiva”, argumenta.  A reclamação vai de encontro com a declaração de Gustavo Frade, produtor do Buraco do Jazz. Em entrevista ao Metrópoles, contou que o evento não está mais acontecendo por ter mudado de categoria, dificultando o controle de público.

 

0
Cinco espaços para curtir jazz em Brasília:

Brooklyn BSB (SCRN 706/707 Bloco C)
Aberto de quarta-feira a domingo, das 16h às 23h. Mais informações sobre a programação musical, aqui

Mundo Vivo Galeria (CLN 413 Bloco D)
Aberto de terça-feira a sábado, das 16h às 00h. Mais informações sobre a programação musical, aqui

Infinu Comunidade Criativa (CRS 506 Bloco A Loja 67)
Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 22h. Mais informações sobre a programação musical, aqui.  

Primo Pobre Bar (CLN 203 Bloco D)
Aberto de quarta-feira a domingo. Quarta-feira e domingo das 17h às 00h e quinta-feira, sexta-feira e sábado das 17h às 01h . Mais informações sobre a programação musical, aqui.  

Churchill Lounge Bar (SCLS 303 Bloco A)
Aberto de segunda-feira a sábado, das 9h às 00h.  Jazz toda terça-feira e quarta-feira, das 18h às 22h. Mais informações no número (61) 3218-5555.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Mais lidas
Últimas notícias