Como estão membros do Trio Parada Dura após acidente aéreo? Relembre
Grupo emblemático da música sertaneja teve mais de quatro formações ao longo de cinco décadas de carreira
atualizado
Compartilhar notícia

Um dos grupos mais importantes da música sertaneja, o Trio Parada Dura acumula mais de 50 anos de trajetória e quatro formações ao longo das décadas. A composição mais emblemática chegou ao fim em 1987, cinco anos após três dos integrantes se envolverem em um acidente aéreo.
Em 6 de setembro de 1982, o avião em que o trio estava ficou fora de controle em meio às fortes chuvas que atingiam o interior paulista. Creone, Barrerito e Mangabinha estavam na aeronave, que teve que fazer um pouso forçado em Espírito Santo do Pinhal (SP).
Apesar das tentativas do piloto, o avião veio ao chão, em meio a uma área de difícil acesso para as equipes de resgate. Os músicos sobreviveram à queda, com ferimentos graves.
Barretito, por exemplo, sofreu uma lesão na coluna, deixando-o paraplégico. O músico seguiu à frente do grupo por cerca de cinco anos após o acidente, se apresentando de cadeiras de rodas.
Em 1987, Barrerito comunicou aos parceiros de palco que decidia abandonar o grupo. A decisão ocorreu em meio ao trauma psicológico causado pelo acidente aéreo e à própria dinâmica do trio, que teve que acomodar a agenda de shows intensa para acomodar as limitações do integrante.
Quais foram as formações do Trio Parada Dura
A formação composta por Creone, Barrerito e Mangabinha não foi a primeira do trio. Anos antes, quando o grupo estreou em 1973, Creone fazia parceria com a dupla Delmir e Delmon.
Esta composição, no entanto, durou pouco. Em apenas dois anos, Mangabinha adquiriu os direitos do nome Trio Parada Dura e formou um novo trio com Creo e Barrerito.
Ao longo de quase 15 anos, esta formação foi a que alcançou o maior sucesso do grupo. Foi durante este período que os músicos ficaram conhecidos por sucessos como Homem de pedra, Último Adeus, Panela velha, As Andorinhas e muitos outros.
Em 1987, Parrerito assume o lugar do irmão, Barrerito, como vocalista do trio. A mudança, a princípio gradual, durou por mais de duas décadas.
Em 2015, Magabinha, que era diabético, morreu após meses de complicações com a doença. Xonadão assumiu o lugar do sanfoneiro. Já Parrerito faleceu em 2020, vítima da Covid-19. Atualmente, o Trio continua com Creone, Leonito e Xonadão.
Barretito, por outro lado, continuou a carreira musical como cantor solo. Ele lançou oito álbuns de estúdio ao longo da carreira e emplacou sucessos como Onde Estão os Meus Passos e Morto por Dentro. O artista veio a falecer em 1998, vítima de um infarto fulminante.










