Categorias: Música

Com menos orçamento, Porão do Rock aposta em bandas locais e inéditas

O Porão do Rock está prestes a alcançar 20 anos de presença na agenda cultural de Brasília. Em sua 19ª edição, marcada para este sábado (29/10), no estacionamento do estádio Mané Garrincha, o festival passou por perrengues relativos a orçamento.

Perdeu cerca de 20% de investimento na comparação com o ano passado, segundo o diretor Gustavo Sá. Por isso, o evento apostou na curadoria: 14 atrações locais e 14 de outros estados, incluindo Planet Hemp e Ira! (foto no alto), bandas veteranas e estreantes no evento.

“O orçamento dificultou absurdamente. Mas a gente tem que entender a situação complicada do país e do GDF”, conta. Por outro lado, o diretor valoriza o impacto econômico que o festival tem na cidade. “Gera 1 mil empregos diretos, 4 mil indiretos. Todos os fornecedores são daqui. Metade das bandas são da capital”, completa.

Marcelo D2 e BNegão: a volta do Planet Hemp

 

Lineup: novidades, nostalgia e medalhões
Novamente dividido em três palcos – sendo um deles de hardcore e metal –, o Porão começa às 15h e deve terminar lá pelas 4h da madrugada de domingo. Sá entende a necessidade de mostrar novidades. Mas pondera que o evento precisa de nomes conhecidos. “Tem que ter um misto de independentes e artistas que tragam público”.

Nesse sentido, surgem dois grandes nomes que estreiam no line up. O Planet Hemp retornou em definitivo no fim de 2015, com Marcelo D2 e BNegão no comando. A banda Ira!, por um desencontro cronológico, também nunca tocou no Porão.

Nasi e Edgard Scandurra vêm para comemorar os 30 anos do disco “Vivendo e Não Aprendendo”, que revelou faixas como “Envelheço na Cidade” e “Dias de Luta”. Nos palcos principais, ainda se apresentam o rapper Emicida e o grupo Nação Zumbi, que deve lembrar as duas décadas do disco “Afrociberdelia”, o último com Chico Science ainda vivo.

Quem também deve repassar os hits da carreira é o extrovertido Supla. Na gaveta das bandas novas e emergentes, os goianos da Boogarins também estreiam no Porão. Retornam ao evento a Far From Alaska, de Natal (RN), e a brasiliense Darshan.

Oitão, a banda hardcore de Henrique Fogaça (segundo da esq. para dir.), chef e jurado do programa MasterChef

 

No palco pesado: Henrique Fogaça e cia
Para o espaço dedicado a grupos hardcore e metal, Sá preferiu não escalar um headliner do porte de Sepultura, Angra ou Ratos de Porão. Bandas em diferentes fases compõem a programação. Uma que deve chamar a atenção do público é a Oitão (SP), criada em 2009 por Henrique Fogaça, chef de cozinha e jurado do programa “MasterChef Brasil”.

“Há uns três anos ele vinha pedindo pra tocar no Porão”, revela Sá. Vodoopriest e Worst são outras novidades vindas de São Paulo. Antes de a Project 46 (SP) encerrar a noite, a brasiliense Lost In Hate, há nove anos na ativa, faz sua despedida dos palcos.

Festival Porão do Rock – 19ª edição
Dia 29/10 (sábado), às 15h. No estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Ingressos a R$ 20 (pista) e R$ 60 (camarote). Preços de meia mediante doação de 1kg de alimento não perecível, a ser entregue na portaria e na hora de entrada do festival. Ingressos à venda na Bilheteria Digital e pelas lojas Abriu pro Rock, Born, Chilli Beans, Do Meu Jeito, A Gringa The House, Overstreet. Veja programação dos shows. Não recomendado para menores de 16 anos.

Felipe Moraes

Formado em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Felipe Moraes é repórter de cultura e crítico de cinema no Metrópoles. Passou pelas redações do jornal Correio Braziliense e da revista Veja Brasília. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e escreveu artigos para livros publicados pela entidade. Participou do Júri da Crítica (Abraccine) no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) de 2013 e 2018 e do Júri Oficial no FBCB de 2014.

Últimas notícias

Maisa se irrita com fãs após posar no exterior: “Ignorantes”

O fato que irritou a apresentadora é que as fotos publicadas no Instagram são antigas: a jovem não está mais…

2 minutos passados

Jovem acerta sobrinho ao tirar “selfie” com arma carregada

Caitlyn Smith estava cuidando do menino de 10 anos e tirava fotos com a arma na mão e o dedo…

17 minutos passados

BBB20: Pyong tenta convencer Daniel e Ivy a emparedarem Guilherme

O hipnólogo está se esforçando para fugir do próximo Paredão do reality show

18 minutos passados

Taís Araújo ostenta corpão e sensualiza em foto de biquíni

A imagem publicada no Instagram mostra a atriz em uma foto antiga. Na legenda, ela fala que adoraria estar no…

25 minutos passados

Óleo já atinge raio de quase 1 Km ao redor de navio no Maranhão

Embarcação sul-coreana também carrega 295 mil toneladas de minério da Vale; mancha foi detectada pela aeronave com sensores do Ibama

35 minutos passados

Incêndio atinge estação de trens histórica de Paris

Uma pessoa ateou fogo em uma motocicleta durante um show que ocorria perto da estação e as chamas rapidamente se espalharam

35 minutos passados