metropoles.com

Caetano Veloso se emociona ao falar sobre Gal Costa: “Minha bússola”

Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos. A causa da morte não foi informada

atualizado

Compartilhar notícia

TV Globo/Reprodução
Gal Costa e Caetano Veloso abraçados - Metrópoles
1 de 1 Gal Costa e Caetano Veloso abraçados - Metrópoles - Foto: TV Globo/Reprodução

O cantor Caetano Veloso se pronunciou pela primeira vez sobre a morte da cantora Gal Costa, de quem tinha grande proximidade. Ao vivo na GloboNews, Veloso chorou e se emocionou ao falar sobre a parceira de canções, além de  citar um trecho da música Minha Voz, Minha vida, que escreveu para o ícone da MPB.

Na conversa, Caetano comentou sobre as músicas que compôs para Gal Costa interpretar. Ele pontuou, muito emocionado, a música lançada em 1997. “Minha voz, minha vida/ Meu segredo e minha revelação/ Minha luz escondida/ Minha bússola e minha desorientação”, entoou, visivelmente abalado.

Caetano Veloso lembrou a importância de Gal Costa para a emancipação feminina e rompimento de tabus no fim da década de 1960. Em 1969, a cantora lançou a música Divino, Maravilhoso, em seu primeiro LP individual. Um marco da Música Popular Brasileira. “Ela era uma figura libertadora para todas as mulheres e para nós homens”, ressaltou o baiano.

O cantor contou que a primeira coisa que fez ao saber da morte de Gal foi ligar para Maria Bethânia e Gilberto Gil. Gal Costa se aproximou de Caetano, Maria Bethânia e Gilberto ainda adolescente. Eles formaram o grupo Doces Bárbaros, banda que definiu a década de 1970.

O cantor não segurou as lágrimas ao assistir uma apresentação com Gal Costa, Maria Bethânia e Gilberto Gil. O pai de Preta Gil lamentou a morte da cantora, em um vídeo publicado no Instagram: “Muito triste e impactado com a morte de minha irmã gaúcha.”

0

Morre Gal Costa

A cantora Gal Costa morreu nesta quarta-feira (9/11), aos 77 anos, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), a artista marcou gerações com suas músicas e sua voz inigualável.

A assessoria de imprensa da artista não revelou o motivo da morte de Gal.

A cantora era uma das atrações do Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último final de semana, mas teve sua participação cancelada de última hora.

Na ocasião, a equipe dela afirmou que ela precisava se recuperar após a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e ficaria fora dos palcos até o final de novembro, seguindo recomendações médicas.

Compartilhar notícia