Após dominar rádios, sertanejo assume liderança das paradas dos streamings

No Brasil, o gênero musical foi o mais ouvido de 2020. Artistas como Marília Mendonça e Zé Neto e Cristiano dominaram as listas de sucesso

atualizado 01/12/2020 17:41

Brasília (DF), 07/11/2020. Evento Royal Weekend no hotel Royal Tulip com show de Marília Mendonça. Foto: Jacqueline Lisboa/Especial MetrópolesJacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Como é tradicional em dezembro, as plataformas começaram a soltar os rankings das músicas mais ouvidas durante o ano. Além de dominar as rádios nos últimos anos, o sertanejo tomou conta do streaming: o gênero está no topo de todas as paradas.

Os rankings do Spotify, Deezer e YouTube, divulgados nessa terça-feira (1/12), mostraram a predominância do ritmo em diferentes categorias. Nas duas primeiras plataformas, entre os 10 artistas mais ouvidos do ano, 7 deles são sertanejos, além de um ser do piseiro, ritmo nordestino, representado pelo Barões da Pisadinha, com ligações com o universo do campo.

O destaque deste ano vai para Marília Mendonça, conhecida como a Rainha da Sofrência no sertanejo, que abocanhou a primeira posição nos três streamings principais do Brasil como a artista mais ouvida do ano.

No YouTube, a cantora fez mais de 233 milhões de views com Graveto, uma das faixas do projeto Todos os Cantos. Já no Spotify, o maior sucesso de Marília foi Supera, que bateu mais de 164 milhões de ouvintes.

A canção mais reproduzida em 2020 no Spotify foi Liberdade Provisória, de Henrique e Juliano, com mais de 185 milhões de plays.

Sem imaginar o sucesso que alcançaria, Henrique Casttro, compositor do hit, contou ao Metrópoles sobre a sensação de ser o mais ouvido de 2020.

“A Liberdade Provisória é como se fosse uma cereja do bolo, veio para coroar um trabalho que eu já faço há muito tempo. Meu ápice como compositor, me sinto mais que realizado. Trabalhamos com os pés no chão e Deus na frente. Realizamos o sonho de ter a música mais tocada em um ano que não foi fácil, um ano muito complicado”, celebra.

A dupla Zé Neto e Cristiano, assim como Henrique e Juliano, fechou o ranking do Spotify com duas músicas entre as mais ouvidas do ano. Os sertanejos fizeram sucesso com S de Saudade, em parceria com Luíza & Maurílio; e Barzinho Aleatório. No Deezer, eles também figuram no TOP 5 entre os artistas mais escutados.

Ao Metrópoles, Cristiano falou sobre a boa surpresa em um ano atípico, onde não foram realizados shows presenciais, em virtude da pandemia do coronavírus.

“Este foi um ano de muitas perdas em todos os sentidos, infelizmente. Mas, ficamos felizes de ter conseguido nos manter lá em cima, até porque hoje sabemos que existe muita gente boa tocando sertanejo”, reconhece.

Para o artista, o Brasil vive um momento em que a aceitação de gêneros musicais mudou, e isso favoreceu a adesão ao ritmo.

“Hoje vemos que o Brasil está muito mais eclético, antes, infelizmente, havia muito preconceito com alguns gêneros musicais. Hoje, você vê gente que escuta sertanejo e também escuta funk, pagode, de tudo. Claro que tem sempre aqueles que preferem um estilo, no entanto, a maioria das festas toca sertanejo”, avalia.

0
Sertanejo moderno

Seja universitário, como o de Gusttavo Lima; romântico, tais quais Matheus e Kauan e Jorge e Mateus, ou o raiz, músicas de todas as ramificações do sertanejo performaram bem entre os ouvintes brasileiros neste ano.

O empresário e influencer Renato Fernandes, mais conhecido como Renato Sertanejeiro, revela que um dos grandes segredos do gênero para conquistar tantos pódios nas paradas é estar em constante atualização.

“O sertanejo tem se modernizado e por isso se mantem nas paradas de sucesso. Os artistas têm investido bastante em plataformas de streaming, inclusive voltando investimentos que antes eram usado em rádio para este novo canal de transmissão”, conclui.

Renato Sertanejeiro é sócio da empresa Fábrica de Hits, responsável pelo marketing digital artístico, gestão de redes sociais e lançamentos musicais de nomes famosos. Neste projeto, ele já trabalhou com Xand Avião, grupo Pixote e Thiago Brava.

Essa amplificação favorecida pelo mundo virtual também é apontada por Cristiano, da dupla com Zé Neto, como um dos motivos para o sucesso do gênero musical. “O sertanejo conquistou muito espaço com a alavancada da internet e a chegada dos streamings. Se atualmente o público tem gostado de todos os ritmos, é porque a própria internet proporcionou isso”, acredita o cantor.

Confira os rankings de 2020:

Spotify – Músicas mais ouvidas no Brasil

Liberdade Provisória – Henrique & Juliano
A Gente Fez Amor – Ao Vivo – Gusttavo Lima
Graveto – Ao Vivo – Marília Mendonça
Volta por Baixo – Ao Vivo – Henrique & Juliano
S de Saudade – Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano
Litrão – Ao Vivo – Matheus & Kauan
Barzinho Aleatório – Ao Vivo – Zé Neto & Cristiano
Don’t Start Now – Dua Lipa
Cheirosa – Ao Vivo – Jorge & Mateus
SENTADÃO – Felipe Original, JS o Mão de Ouro, PEDRO SAMPAIO

Spotify – Artistas mais ouvidos do Brasil em 2020

Marília Mendonça
Henrique & Juliano
Gusttavo Lima
Zé Neto & Cristiano
Jorge & Mateus
Os Barões Da Pisadinha
Anitta
Matheus & Kauan
Alok
Maiara & Maraisa

Deezer – Músicas mais ouvidas

Liberdade Provisória – Henrique e Juliano
Dance Monkey – Tones and I
Graveto – Marília Mendonça
A Gente Fez Amor – Gusttavo Lima
S de Saudade – Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano
Com Ou Sem Mim – Gustavo Mioto
Cheirosa – Jorge e Mateus
Don’t Start Now – Dua Lipa
Barzinho Aleatório – Zé Neto e Cristiano
Sentadão – Pedro Sampaio

Deezer – Artistas mais ouvidos

Marília Mendonça
Henrique e Juliano
Gusttavo Lima
Zé Neto e Cristiano
Os Barões da Pisadinha
Anitta
Jorge e Mateus
Wesley Safadão
Matheus e Kauan
Dilsinho

Youtube – Vídeos mais vistos em 2020

Marília Mendonça – Graveto (Todos Os Cantos)
Henrique e Juliano – Volta por BaixoO – DVD Ao Vivo No Ibirapuera
MC Niack – Oh Juliana
Os Barões da Pisadinha – Basta Você Me Ligar (Ao Vivo) ft. Xand Avião
Os Barões da Pisadinha – Recairei (Ao Vivo)
Dennis & MC Don Juan – Te Prometo (Clipe Oficial)
Poesia Acústica #9 – Melhor Forma – L7NNON | CHRIS | Xamã | Lourena | Cesar Mc | Djonga | Filipe Ret
MC Marks – Deus é por Nós – Dj Muka (Clipe Oficial)
Eduardo Costa – Ainda Tô Aí (Clipe Oficial ) DVD #ForaDaLei
Luísa Sonza – BRABA

Últimas notícias