Ana Costa celebra a obra lusófona de Martinho da Vila no CD e DVD “Pelos Caminhos do Som”

Gravado no Imperator — Centro Cultural João Nogueira (RJ), o projeto teve as participações Mart’nália, Zélia Duncan e Dirceu Leite

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Alice Venturi/Divulgação
1 de 1 Alice Venturi/Divulgação - Foto: null

A história de Ana Costa com Martinho da Vila é antiga. Na década de 1990, a cantora carioca fez parte do Coeur Sambá, ao lado de Analimar Ventapane e Tonico Ferreira, filhos do sambista, que apadrinhava o grupo. Entre 2004 e 2006, ela integrou a banda de Mart’nália, outra herdeira de Martinho. E de lá para cá, Ana cantou várias vezes ao lado do mestre. Inclusive no projeto Sambabook, que celebrou os quase 50 anos dedicados ao samba.

Agora, Ana celebra a obra de Martinho com “Pelos Caminhos do Som”, CD e DVD recém-lançados pela gravadora Biscoito Fino. O projeto nasceu em 2014, quando ela fez um show em homenagem ao padrinho musical.

Pediram para que eu escolhesse o repertório de um mestre do samba para cantar. Tinha que ser o Martinho. Ele é um artista múltiplo. Tem a faceta de compositor de escola de samba, de intelectual… É uma artista aberto para as questões do mundo. Em 2000, ele lançou ‘Lusofonia’, disco em homenagem aos 500 anos de Brasil e com cantores de países que falam português. A relação dele com os países lusófonos sempre me encantou

Ana Costa, cantora

Depois do show no Espaço Furnas Cultural (Botafogo, RJ), a carioca se apresentou no Teatro Rival (Centro), dessa vez, sob direção de Analimar. Em março do ano passado, Ana decidiu registrar o trabalho em DVD, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira (Méier), ao lado de vários convidados especiais.

A faixa-título, “Filosofia da Vida”, “Dar e Receber” e “Reversos da Vida” têm a presença do cavaquinista Alceu Maia, do cantor Marcelinho Moreira, de Dona Rosa e das Meninas da Serrinha, respectivamente.

Percussionista experiente, que trabalhou anos ao lado de Martinho, Jorge Agrião participa de “O Pai da Alegria”; e Mart’nália canta em “Dança Ma mi Criola”, música precedida de “Calumba”, com a flauta de Dirceu Leite.

Amigas de longa data, Ana e Zélia Duncan levaram essa parceria para a música. No CD mais recente, “Antes do Mundo Acabar’, Zélia assina duas músicas com a colega: “Alameda de Sonho” e “Pra Quem Sabe Amar”. Em “Pelos Caminhos do Som”, a dupla divide o palco em “Canta Canta, Minha Gente”, homônima ao LP de Martinho, lançado em 1974.

Todas as músicas são importantes para mim, mas duas me tocam bastante: ‘Lusofonia’, de Martinho com Elton Medeiros, e ‘Dar e Receber’, que foi gravada com a cantora portuguesa Katia Guerreiro. A canção tem uma levada de xote mas, cantada por ela, ganhou uma cara de fado. Nesta melodia, Martinho nos mostra como as músicas do Brasil e de Portugal estão próximas

Ana espera, em breve, levar o trabalho para os países lusófonos, entre eles, Moçambique, onde esteve em 2012. “Fiz alguns contatos lá e as pessoas ficaram interessadas. Martinho, que adorou o DVD, também acha uma boa levar o projeto para lá”.

Biscoito Fino/Divulgação

 

“Pelos Caminhos do Som”
CD e DVD da cantora carioca Ana Costa. Preço médio do CD (com 16 faixas): R$ 19,90. Preço médio do DVD (com 19 faixas e extras): R$ 29,90. Ouça.

 

 

 

Assista ao teaser do DVD:
https://www.youtube.com/watch?v=z7tj8Irq05A

Veja Ana Costa cantando “Meu Laia Raiá”:

Ana Costa comenta as músicas “Lusofonia”, “Samba dos Ancestrais” e “Pelos Caminhos do Som”:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?