metropoles.com

A russa Lydia Kavina apresenta concerto de teremim na Caixa Cultural

Musicista e sobrinha neta do criador do instrumento, em que o som é gerado sem contato físico, a partir do movimento das mãos ao redor de duas antenas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
lydia kavina
1 de 1 lydia kavina - Foto: Divulgação

O teremim é um instrumento pouco conhecido no Brasil. Nele, o som é gerado sem contato físico do músico, a partir do movimento das mãos ao redor de duas antenas. Uma demonstração desse instrumento único pode ser conferida nesta terça-feira (2/8) no Teatro da Caixa Cultural.

Atração do projeto Solo Música, a russa Lydia Kavina apresenta um concerto com obras originalmente compostas para o instrumento eletrônico, além de melodias famosas, como o “Cânone em Ré Maior”, de Pachelbel, e o tema de “Guerra nas Estrelas”.

A musicista tem uma familiaridade literal com o teremim: ele foi criado pelo seu tio-avô Léon Theremin na década de 1920. E foi sob a orientação do próprio Léon Theremin que Lydia começou a estudar o instrumento, aos 9 anos. Cinco anos mais tarde, apresentou seu primeiro concerto em um teremim.

Hoje, Lydia Kavina é considerada uma virtuosa do instrumento, que ajuda a divulgar em apresentações por todo o mundo.

Solo Música — Lydia Kavina
Dia 2/8 (terça), às 20h, no Teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4). Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). À venda na bilheteria do teatro. Não recomendado para menores de 12 anos.

 

Compartilhar notícia