metropoles.com

2016: o ano em que Lady Gaga amadureceu e se reconstruiu

Com o novo álbum, “Joanne”, cantora norte-americana mudou seu estilo e apresentou sua faceta mais madura até então

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
lady-gaga-press-shot_wide-96c0ecc6ab77cc732de31fdb37b620e17e12b2c8-s800-c85
1 de 1 lady-gaga-press-shot_wide-96c0ecc6ab77cc732de31fdb37b620e17e12b2c8-s800-c85 - Foto: Divulgação

Ao fim de 2013, os truques de Lady Gaga pareciam ter perdido o efeito. Seu terceiro álbum de estúdio, “ARTPOP”, lançado em novembro daquele ano, vendeu apenas um quarto do que seu antecessor, o “Born This Way”, conseguiu na primeira semana de lançamento. Além disso, entre os discos da cantora, “ARTPOP” teve a pior aceitação de crítica e público.

Se avançarmos três anos, até o fim de 2016, chegamos a um novo momento para Gaga. Seu quarto álbum, “Joanne”, não foi exatamente um estouro nas vendas, mas tem conseguido uma certa estabilidade nas paradas, com 765 mil unidades vendidas em todo o mundo até o fim do ano.

A cantora também está garantida como a atração principal do show do intervalo do Super Bowl em 2017 e parece ter voltado à mídia de forma mais constante. A maior conquista de “Joanne”, no entanto, é trazer crítica e público de volta para o lado de Gaga. Para alcançar esse resultado, a cantora teve de mudar estratégias.

Lady Gaga surgiu na indústria musical em 2008 como um sopro de ar fresco. Com estilo exagerado e bizarro, a norte-americana utilizava batidas e refrões viciantes para fazer críticas irônicas à fama e ao estilo de vida das celebridades. O sucesso foi explosivo e instantâneo, elevando a cantora ao status de superestrela mundial em questão de meses.

Com o sucesso, veio também a ambição. Prestes a lançar o segundo álbum, “Born This Way”, de 2011, Gaga afirmou que o trabalho seria “o melhor disco da década”. Já com “ARTPOP”, como o próprio nome diz, a cantora afirmou que traria uma junção não antes vista de arte e música pop. Àquela altura, no entanto, o efeito Gaga já era considerado ultrapassado.


“Rainha dos excluídos”
A revista Entertainment Weekly afirmou em resenha do “ARTPOP” que, “enquanto a Gaga continua se transformando mais rápido do que nunca, sua música não evoluiu muito”. Já a Rolling Stone disse: “Gaga está em seu melhor quando interpreta a rainha de todos os excluídos do mundo. No entanto, desde que ela surgiu, o estranho se tornou o combustível que alimenta a cultura pop”. Por fim, o The Guardian foi categórico em relação à mistura de arte e pop proposta pelo disco: “O que estamos ouvindo simplesmente não é o que ela diz ser”.

Com o terceiro álbum, o público já dava sinas de que estava cansado da persona de Lady Gaga até então. Se, inicialmente, foram essas características que a fizeram ter sucesso, o que fazer em seguida?

Para Stefani Joanne Germanotta, a resposta foi olhar para dentro. Nos três anos em que não lançou discos solo, a cantora fez apresentações intimistas e mais cruas, e gravou um álbum de jazz com a lenda do estilo Tony Bennett.

O resultado de tudo isso é o álbum Joanne. Gaga afirmou em entrevistas que, durante o processo, queria fazer um disco sobre família, amizade, união e sobre aprender com o passado. Para isso, decidiu seguir com um som mais instrumental e menos industrial, moldado principalmente pelos produtores Mark Ronson e BloodPop.


Emoção é a palavra de ordem
A mudança foi brusca. Em seu mais recente vídeo, “Million Reasons”, emoção é a palavra de ordem. Longe estão as bizarrices e o estilo de outrora. A gravação, simples, mostra o apoio de amigas à cantora, depois que ela sofre uma decepção amorosa.

O rompimento entre as duas personas de Gaga fica mais claro do que nunca no momento em que ela utiliza um terço como forma de seguir em frente. Chega a ser estranho, já que ela também antes brincou e deu conotação sexual aos mesmos objetos no clipe de “Alejandro”, do “The Fame Monster”.

Apesar das contradições, o esforço parece ter tido efeito. Com o novo disco, Gaga não conseguiu os níveis estratosféricos de sucesso que um dia já alcançou. No entanto, conseguiu recuperar o interesse de público e da crítica.

Em resenha do novo álbum, o jornalista Marc Snetiker, da Entertainment Weekly, afirma que “mesmo que o poder de Gaga para chocar tenha diminuído, sua arte continua a evoluir de forma excepcional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?