Monstros marinhos da antiguidade eram ereções de baleias: entenda

O site IFLScience fez um levantamento de alguns monstros relatados por marinheiros e afirmou que a explicação pode ser a ereções de baleias

atualizado 06/05/2022 15:59

Cena desenhada por W. H. Lizars de um navio sendo enlaçado e danificado por um - MetrópolesArte/W. H. Lizars

Após vários séculos de relatos de marinheiros sobre a existência de monstros misteriosos que atacavam as embarcações, o site IFLScience fez uma relação sobre as criaturas citadas pelos navegadores e trouxe uma possível explicação.

Um dos monstros que ganhou o imaginário dos marinheiros foram as serpentes marinhas, uma criatura longa, maior do que grandes embarcações, com barbatanas gigantes.

Charles Paxton, pesquisador bolsista da Universidade de St. Andrews (Reino Unido), deu uma olhada nesse e em outros casos de avistamentos de serpentes marinhas em 2005, para possíveis explicações dos relatos. Sua conclusão, com comparações com fotos e descrições modernas, é que vários dos relatos se referiam, na verdade, a ereções de baleias.

0

“Uma objeção mais séria a um cetáceo é que a parte traseira do animal foi descrita e desenhada como sendo semelhante uma serpente. Embora as baleias sejam encontradas e possam sobreviver, sem golpes de sorte, corpos semelhantes a serpentes ou enguias não são geralmente associados com o impulso rápido que seria necessário para erguer todo o corpo fora da água”, escreveu o pesquisador em um artigo.

Outro monstro com relatos comuns era o Kraken, um bichano marinho gigante com tentáculos. Algumas histórias falavam sobre criaturas do tamanho de uma ilha. Atualmente, a explicação lógica é que seriam lulas gigantes.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Mais lidas
Últimas notícias